Como manter o ritmo de treino em casa? Como se manter ativo em épocas pandêmicas? Pensando em questões assim foi que nasceu o projeto MULHER PODEROSA. O programa de aulas de luta online para mulheres. O projeto é de autoria de Dani Passos, e eu já venho de olho nela há um bom tempo. A primeira vez tive acesso ao perfil da Dani, foi durante sua gestação. Lembro de ter visto aquela mulher treinando com um barrigão e pensei: tá aí alguém que preciso conhecer.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O Paraná está sob Lockdown. Estamos em luta contra o Covid-19. E isso significa academias fechadas. Em 2020, após um série de manifestações organizadas por professores e alunos de academias de luta em Curitiba, o setor conseguiu autorização para se manter em atividade. Porém, a nova onda de contágio que atingiu nosso estado fez que isso fosse revisto e as academias estão novamente fechadas.
Eu costumo dizer que valorizo muito as pessoas que possuem senso de oportunidade. E senso de oportunidade aliado à empatia dá origem a coisas fenomenais. Como tem sido as aulas do programa Mulher Poderosa. Daniella Alencar Passos, é educadora física, ponta preta de Muay Thai, atua como professora na rede municipal de ensino, personal fight e ativou o modo empreendedora com esse novo projeto.
Pra quem nunca havia empreendido, eu dei um salto. Contei com muita ajuda do meu esposo, que além de excelente professor, já fez vários cursos de marketing. Eu também pratico CrossFit, além de Boxe, Muay Thai e Kickboxing, então acredito que essa vivência me proporciona criar aulas diferenciadas
O projeto teve início em maio de 2020 e está, além de fidelizando alunas, ajudando mulheres a se manterem saudáveis física e mentalmente. As aulas acontecem via plataforma Zoom duas vezes por semana e tem duração de uma hora. Junto às aulas, Dani mantém grupos no WhatsApp e no Instagram em que são divulgados materiais de apoio e treinos extras. Mensalmente são iniciadas novas turmas, as alunas respondem a um questionário inicial e ao final de cada ciclo. Desse jeito, Dani consegue entender objetivos e expectativas em relação às aulas e promover as adaptações necessárias.
Apesar da evolução ser constante, ainda percebemos em muitas academias um ambiente em que as mulheres não se sentem tão à vontade, sendo conhecedora disso a professora Dani Passos guiou seu projeto às necessidades das mulheres, que não são atletas, mas que escolheram a modalidade de luta como sua modalidade esportiva. Nesse ponto, Dani chama atenção para um dado obtido em seus questionários. Quando questionadas sobre as expectativas em relação à aulas, o termo emagrecimento não surgiu como resposta, o que para Dani, demonstra que as pessoas estão com uma consciência ampliada sobre a necessidade de se exercitar para além da estética. E pra que isso seja posto em prática é primordial a existência de um ambiente saudável e seguro.
E se você se interessou pelo programa, corre lá no Instagram @danipassos e se inscreve que tem turma nova começando.
Oss pra quem é de Oss. Hey pra quem é de Hey. E Axé pra todo mundo!