Foto: Pedro França/Agência Senado

O deputado federal paranaense Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) foi expulso da sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado nesta 4ª feira (4) depois de entrar na sala da comissão e, segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), gravar um vídeo criticando a atuação dos senadores, durante o depoimento do tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa.

“Deputado, algum problema? O senhor gravou um vídeo se referindo à CPI. O senhor praticou um ato que desacata esta comissão. Qual é a autoridade do senhor para isso?”, indagou Randolfe Rodrigues, que no momento presidia os trabalhos da CPI.

Em resposta, o deputado disse que estava falando no vídeo que a CPI não “leva a lugar nenhum” e que ela “é ruim para o Brasil”. Ele também perguntou qual era o problema do ato.

“O problema é que vossa excelência praticou ainda pouco um ato de desacato a esta comissão. O senhor não pode desrespeitar esta Comissão Parlamentar de Inquérito, não pode atuar desta forma, e eu pedirei para os seguranças daqui do Senado tomarem as devidas providências em relação à vossa excelência”, respondeu Randolfe.

O parlamentar, que estava ao fundo do plenário, gravando um vídeo para as redes sociais, se retirou da sessão após ser repreendido, antes da chegada dos agentes. 

Após o episódio, Randolfe Rodrigues afirmou que o caso seria encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para as devidas providências.

“Vimos um ato de desrespeito a essa comissão do deputado Reinhold Stephanes Junior. Garantiremos a todos os parlamentares, sejam senadores ou deputados, o livre acesso à CPI. Entretanto essa CPI não admitirá tentativas de tumultuar o trabalho dessa comissão ou ao mesmo tempo atos de provocação, de intimidação aos membros da CPI”, disse.

“Comunicaremos ao deputado Arthur Lira o ocorrido desta manhã. Determino a secretaria que faça o devido comunicado e, se possível e necessário, um comunicado ao conselho de ética da Câmara”, completou.

Assista ao momento em que Reinhold é questionado por Randolfe e retirado da CPI:

Comentários

%d blogueiros gostam disto: