O Prêmio Respostas para o Amanhã, versão brasileira do programa global da Samsung, o Solve For Tomorrow, é uma iniciativa que estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inteligentes para desafios atuais da sociedade. E a mais recente história que a companhia apresenta em nova fase da campanha institucional conta com a participação de Marina Grokorriski que, ao lado de mais duas colegas de Palotina, no Paraná, criaram um minifoguete semeador com sementes de árvores nativas para reflorestar uma área atingida pelas queimadas. O filme, lançado nesta terça-feira (21) em celebração ao Dia da Árvore, foi produzido em parceria com a Cheil Brasil e pode ser acessado no canal oficial da Samsung no Youtube.
“Nós desenvolvemos o projeto pensando em criar uma ação sustentável, capaz de contribuir para uma recuperação do meio ambiente. Me deixa muito feliz saber que, além de ter alcançado nosso objetivo inicial, inspiramos outras pessoas a conhecerem o campo da pesquisa e da ciência. Participar do Solve For Tomorrow nos trouxe uma visibilidade ainda maior e já vemos oportunidades de continuar criando ações sustentáveis nas universidades onde queremos estudar”, conta Marina.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Em outro vídeo da campanha lançado recentemente, a equipe vencedora da 1ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil, realizada em 2014, mostra como reutilizou resíduos eletrônicos para desenvolver um dispositivo que facilita a locomoção de pessoas com deficiência visual e física em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte.
Atualmente, a 8ª edição do Respostas para o Amanhã encontra-se na fase de mentoria para os 20 projetos semifinalistas e já alcançou resultados importantes com soluções voltadas principalmente para as áreas da saúde e sustentabilidade. Entre os 20 semifinalistas estão um sistema irrigador de baixo custo para plantações no Ceará, um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes infectados pela Covid-19 em Santa Catarina, e um projeto de higienização das mãos e controle de transmissão da doença em escolas do Amazonas.
A edição atual é a segunda realizada de forma totalmente remota por conta da pandemia e, mesmo assim, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas públicas em comparação a edição passada. Em todas as edições promovidas no Brasil, a iniciativa já envolveu 165.036 estudantes, 22.753 professores e 5.497 escolas públicas.
“Essa é uma campanha que mostra as histórias reais por trás do Solve For Tomorrow. É um meio de mostrar o poder transformador da educação, que vai ainda mais longe quando atrelado à tecnologia. Com esse programa, a Samsung tem alcançado um de seus objetivos, que é empoderar as pessoas e criar soluções criativas que tragam melhorias para a sociedade”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.
Colaboração Assessoria de Imprensa