Foto: Pedro Ribas/SMCS (arquivo)

A comunidade polonesa de Curitiba faz neste domingo (10/10) uma solenidade cívica para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Paraná. Com atrações culturais, a cerimônia começa às 14h, no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa. Antes, às 10h, haverá uma Missa em Ação de Graças na Catedral Basílica, celebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo.

No Memorial da Imigração Polonesa, a cerimônia começa com a apresentação das bandeiras do Brasil, da Polônia, do Paraná e de Curitiba por casais dos grupos folclóricos Szarotka e Wawel, seguida da execução dos hinos nacionais da Polônia e do Brasil, interpretados pela Orzel Orkiestra e Banda Lyra de Curitiba. Autoridades polonesas e brasileiras estarão presentes no momento em que haverá também o descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da imigração.

Entre as atrações culturais, será aberta uma exposição nas casas de tronco que compõem o memorial, reunindo fotografias, documentos e objetos dos acervos do Museu Paranaense e do Arquivo Público do Estado do Paraná. Também serão expostos trajes típicos poloneses da coleção particular de Danuta Lisicki de Abreu. 

A festividade encerra com uma apresentação do grupo folclórico Wawel, da Colônia Muricy, de São José dos Pinhais. O evento é uma realização da Braspol – Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil, com apoio do Consulado Geral da Polônia, da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba.

Serão adotados todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à pandemia de convid-19.

Colaboração SMCS Curitiba

Comentários

%d blogueiros gostam disto: