A literatura sobre o ‘mundo da bola’ acaba de ganhar mais um capítulo. A jornalista esportiva Patricia Zeni, editora de esportes do Diário de Curitiba, lançou na última quarta-feira (13), num evento on-line, a obra Do Ahú ao Foz: a história do campeonato paranaense feminino.
O livro é um resgate histórico do Campeonato Paranaense Feminino, aquele oficial organizado pela Federação Paranaense de Futebol, desde a primeira edição, em 1995, até 2019. Seu enredo traz a história das jogadoras, conta detalhes sobre as principais rivalidades entre os times, as decisões, e diversos outros temas da rica história do campeonato, que é um dos mais importantes do futebol feminino brasileiro.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
De acordo com a autora, a ideia do livro surgiu quando teve que pensar em um assunto para o seu TCC. “Sempre quis saber a história [do futebol feminino paranaense], e quando tive que pensar em um assunto para o meu TCC, decidi falar sobre isso, fazer uma pesquisa mais aprofundada para descobrir a verdade sobre o nosso futebol feminino. É uma história importante, várias jogadoras que eu entrevistei não lembravam mais sobre o que elas mesmo haviam vivido”, afirma a autora.
A obra é uma publicação da editora Primeiro Lugar, que é referência no meio literário, e que tem outras obras com temáticas semelhantes, como As Táticas dos Campeões (2020), Futebol Feminino e Seus Entraves (2020) e A Verdadeira Regra do Impedimento (2019). E segundo a jornalista é só uma parte da rica história do Campeonato Paranaense Feminino. “A história do paranaense feminino é tão rica que eu nem consegui colocar tudo ali. Existem tantas histórias que ainda estão escondidas. Isso é só uma parte”, afirma.
O livro
Do Ahú ao Foz: a história do campeonato paranaense feminino
Gênero: não ficção – Esportes e História
Nº de páginas: 120
Preço: R$ 35,00
Mais informações: www.edprimeirolugar.com.br/zeni