Inscrições abertas para curso gratuito exclusivo de formação de motoristas mulheres em Curitiba

Redação com Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

A Engemix, negócio de Concreto da Votorantim Cimentos que é referência em qualidade no setor da construção e possui centrais de concreto em todo o país, está com inscrições abertas para o Programa Mulheres VC – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira. Serão oferecidas 10 vagas exclusivas e gratuitas para mulheres de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) apreenderem a operar um caminhão betoneira – veículo que faz a preparação e a mistura do concreto para depois ser entregue em obras de construção. As candidatas interessadas em participar do curso de formação profissional devem fazer a inscrição até o dia 18 de novembro no site https://votorantimcimentosdiversidade.gupy.io/jobs/1314610.  

Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, carteira de habilitação categoria D, experiência com operação de veículos transporte de carga, Ensino Fundamental completo e comprovação de experiencia por Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O curso será ministrado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e terá carga horária de 78h. As participantes aprovadas receberão certificado no final da formação. As aulas serão realizadas de segunda à sexta, entre 22 de novembro e 10 de dezembro de 2021, em formato presencial no SEST/SENAT que fica localizado na Rua Salvador Ferrante, 1440, bairro Boqueirão em Curitiba (PR).

Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira visa desenvolver as várias habilidades que a função exige, bem como fazer uma inserção no universo da segurança do transporte, dos caminhões e ainda saber mais sobre o concreto que não é uma carga comum. Uma betoneira, por exemplo, pesa cerca de 40 toneladas e tem volume similar a uma carreta. O concreto é comparado a uma carga viva pelas limitações e cuidados que exige. Ao sentar-se no volante, quem conduz a betoneira precisa cuidar durante os trajetos com curvas, freadas bruscas, evitar subidas, cuidar com a limitação na cidade de circulação pelo peso, tudo isso porque o concreto “trabalha” e pode escorrer. O produto também tem um prazo de validade determinado, ou seja, se atrasar a entrega, toda carga pode ser perdida.

“Nós temos motoristas mulheres em nossa equipe da Central de Concreto em Curitiba e, com o programa de formação pretendemos ampliar a presença feminina nesta função por meio de ações que gerem a presença, a participação e o desenvolvimento delas. O concreto é um produto que costuma estar distante do universo feminino e não tem nenhum motivo para isso acontecer. A experiência com as profissionais mulheres atuando nessa função motivou cursos em outras cidades onde atuamos e agora queremos desenvolver mais talentos no Paraná. Com este tipo de iniciativa, criamos oportunidades específicas para desenvolvermos futuras lideranças femininas em nossas operações”, afirma a coordenadora de Gente para Concreto da Votorantim Cimentos, Marcela Maria Henriques De Freitas Maia.

Mais mulheres nas operações – A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. No primeiro semestre de 2021, a empresa já registrou crescimento 221% na contratação de mulheres comparado ao mesmo período do ano passado. Dentro das novas contratações, 202 posições foram ocupadas por mulheres atuarem em áreas de operacionais da companhia. Outro marco importante este ano foi a chegada da economista Clarissa Lins como integrante do Conselho de Administração da empresa.  Este ano a empresa também lançou a segunda edição do Programa de Estágio Técnico para Mulheres e outro para formação de Mulheres Engenheiras de Confiabilidade.

Programa Diversidade e Inclusão – A Votorantim Cimentos tem trabalhado para que a diversidade e inclusão façam parte do seu dia a dia. Isso significa que todos devem respeitar as diferenças e características de cada um. Em 2019, foi firmado um compromisso global de diversidade e a empresa lançou uma Cartilha de Diversidade que esclarece uma série de conceitos e condutas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Neste documento, está definido que, para a Votorantim Cimentos, diversidade significa “somar pessoas diferentemente iguais”. É não fixar um padrão e ter mente e coração abertos para respeitar ideias, opiniões e identidades diferentes. 

Um ambiente diverso na organização é chave para inovação e construção de resultados, é visto como estratégia. E quanto maior a diversidade do time, maior a chance de um conhecimento amplo e maior a criatividade e o potencial de inovar. “Estamos seguindo o modelo que implantamos nos últimos anos de criar formações com a finalidade de desenvolver capacidades. Buscamos talentos diversos, pessoas engajadas, práticas e criativas em busca de uma chance para construir a sua carreira em uma empresa com uma história sólida e inovadora como a Votorantim Cimentos”, complementa o gerente de Diversidade & Inclusão e Captação na Votorantim Cimentos, Aldo Frachia. A empresa também tem usado processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada, como exemplos de diversidade e inclusão.

Serviço

Mulheres VC – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira

Oportunidade: 10 vagas para formação em Curitiba

Inscrições: até 18 de novembro

Requisitos: ter mais de 18 anos, carteira de habilitação categoria D, experiência com operação de veículos transporte de carga, Ensino Fundamental completo e comprovação de experiencia por CTPS

Link para inscrição: https://votorantimcimentosdiversidade.gupy.io/jobs/1314610

Período de aulas: de segunda à sexta, entre 22 de novembro e 10 de dezembro de 2021

Aulas presenciais

Local das aulas: SEST/SENAT localizado na Rua Salvador Ferrante, 1440, bairro Boqueirão em Curitiba (PR)

Comentários

%d blogueiros gostam disto: