
O Centro Cultural Humaita, em parceria com o Coletivo Negritude, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove a partir do próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra, a segunda edição do Festival Literário Afro-paranaense (FLAP).
O evento que acontece de 20 a 28 de novembro promove um rico diálogo entre mestres da academia e da periferia, buscando olhar para a realidade afro-paranaense de um ponto de vista afro-centrado.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
“Hoje não é mais possível falar de cultura negra, sem falar do racismo científico disfarçado e escamoteado em cultura, e dessa eugenia centenária, tão marcante e presente em nosso Estado, que sempre tentou e continua tentando nos invisibilizar”, destaca Adegmar José da Silva, mais conhecido como Candieiro, presidente do Centro Cultural Humaita e membro da REMA – Rede de Matriz Africana.
A programação deste ano é online, e tem início no dia 20, às 10h, com diversas apresentações literárias. Às 20h, haverá o lançamento do e-book “Tempo é rei em Curitiba”, de autoria de Melissa Reihner, cofundadora do Centro Cultural Humaitá, e Candieiro.
No dia 21, Marcel Malê lança o livro Edição Quilombolas às 16h. O lançamento contará com a presença de integrantes das comunidades participantes. Na sequência, às 18h, haverá o Pílulas de Inclusão, projeto de Marcel Malê com oito vídeos e participação de Ive Machado, Isabela Picheth, Fabíola Moraes, Gabriela Grigolom, Marcel Malê, Raíssa Negroni, Ué Prazeres, Vicente dos Santos, no canal Marcel Malê.
No encerramento, dia 28 de novembro, às 16h, o festival promoverá o lançamento de mais um livro da Editora Humaita. A Dra. Edicelia Maria dos Santos de Souza apresenta o seu estudo Educação escolar Quilombola: 10 estudos pioneiros no Paraná, com a participação do Movimento de Mulheres Quilombolas, falando sobre o Protocolo de Consulta às Comunidades Quilombolas do Paraná, texto de referência, incontornável para quem deseja estudar e trabalhar em parceria com estas comunidades.
Serviço:
FLAP
Festival Literário Afro-paranaense
Online, no site centroculturalhumaita.org
Data: 20 a 28 de novembro de 2021
Diversos horários.
Gratuito.