Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo portal da CNN, a produção industrial cresceu em 9 dos 15 locais analisados, na passagem de fevereiro para março deste ano. Em São Paulo, a produção avançou 8,4%. Na sequência, aparece o Ceará, com um aumento industrial de 3,8% ante fevereiro. Além disso, também houve progresso nas indústrias dos seguintes locais: Mato Grosso (2,8%), Minas Gerais (2,4%), Rio de Janeiro (2,1%), Região Nordeste (1,8%) e Paraná (0,6%), Amazonas (0,3%) e Bahia (0,1%). Em contrapartida, a produção retrocedeu, na comparação de março com fevereiro, em Santa Catarina (-3,8%), Pará (-3,3%), Espírito Santo (-3,0%), Pernambuco (-1,1%), Rio Grande do Sul (-0,3%) e Goiás (-0,2%). Na relação à média móvel trimestral, sete dos 15 locais pesquisados apresentaram taxas negativas no trimestre encerrado em março, principalmente no Amazonas (-2,5%), Paraná (-2,1%) e Goiás (-1,9%).
Segundo o IBGE, a produção industrial caiu em 7 dos 15 locais pesquisados no mês de março deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No estado de São Paulo, a atividade permaneceu na contramão da média do país e avançou 2,9%. No agregado nacional, a produção da indústria retrocedeu 2,1%, na mesma base comparativa. Por meio de nota, o IBGE justificou que março de 2022 teve um dia a menos do que no mesmo mês em 2021.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Os desempenhos mais negativos na comparação de março de 2022 com março de 2021 foram verificados em Santa Catarina (-9,8%), Pará (-7,2%) e Amazonas (-4,1%). “A queda em Santa Catarina foi pressionada principalmente pelo comportamento negativo dos setores de máquinas e equipamentos; máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos têxteis. No Pará, o recuo foi afetado por quedas nas indústrias extrativas e metalurgia”, informa a nota divulgada pelo IBGE. “Já o Amazonas recuou devido à retração de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e máquinas e equipamentos.”
Outros locais também tiveram queda na produção industrial: Pernambuco (-2,9%), Paraná (-2,8%), Espírito Santo (-2,3%) e Goiás (-1,9%). Em contrapartida, além de São Paulo, o Mato Grosso também teve um melhor desempenho na comparação do mês de março de 2022 com o mesmo período de 2021. A produção avançou 22,9%. O movimento foi “impulsionado, em grande parte, pelo comportamento positivo vindo das atividades de produtos alimentícios e de bebidas”, salienta a instituição. Outras indústrias também apresentaram crescimento: Bahia (8,6%), Rio de Janeiro (5,4%), Ceará (4,7%), Rio Grande do Sul (2,0%), Região Nordeste (1,8%) e Minas Gerais (1,5%).
Produção industrial avança 0,3% em março
Ainda com relação à produção industrial, o que afeta a realidade de empresas de forma geral, como a EISENMANN do Brasil, segundo o IBGE, pelo portal CNN, a produção industrial variou positivamente em março (0,3%), após alta de 0,7% do mês anterior; ante 2021, o setor acumula queda de 4,5% nos primeiros três meses de 2022. No acumulado de 12 meses, o índice chegou a 1,8%.