Colaboração SMCS Curitiba
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Earth Renewable Technologies (ERT) permitirá testar o uso de sacos plásticos feitos com matéria-prima biodegradável em lixeiras de parques e praças, limpeza e coleta de resíduos, além de feiras e equipamentos públicos.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Para tanto, cerca de 150 mil unidades do produto, feito com polímero de cana de açúcar, estão sendo doadas para o município pela empresa ERT, única empresa do setor na América Latina (com planta industrial instalada desde 2021 na CIC).
Enquanto o plástico comum pode demorar até 500 anos para se desintegrar na natureza, o biodegradável some em cinco meses.
Segundo o Prefeito Rafael Greca, o uso de produtos mais sustentáveis é importante para diminuir o uso dos aterros sanitários, “e tornar nossa cidade e nosso mundo melhores”.
“Para nós, que crescemos em Curitiba com o conceito da Família Folhas e da capital ecológica, é um grande orgulho apresentar essa tecnologia à Prefeitura”, afirma o CEO da ERT, Kim Gurtensten.
Polímeros biodegradáveis
A empresa é a primeira indústria do país a produzir plásticos a partir de polímeros biodegradáveis e compostáveis. Esses polímeros são plásticos de base orgânica, feitos a partir de materiais renováveis, que oferecem a marcas de todos os segmentos a possibilidade de substituir suas embalagens tradicionais por outros recipientes plásticos para qualquer uso e em qualquer formato, mas tendo em comum o fato de serem totalmente funcionais, biodegradáveis e compostáveis.
A fibra foi patenteada como a primeira tecnologia capaz de modificar drasticamente a performance de biopolímeros e entregar aplicações antes desconhecidas para estes materiais.