O governador Ratinho Junior, do PSD, alcança 55% das intenções de voto, na pesquisa estimulada do Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (18), para o Governo do Paraná. Ele aparece à frente do ex-governador Roberto Requião, do PT, que atinge 19% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. Na sondagem anterior, divulgada no dia 25 de julho, Ratinho tinha 51% contra 25% de Requião. O governador ampliou a vantagem numérica e oscilou fora da margem de erro, de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, 14% não pretendem votar em nenhum dos candidatos, vão votar branco ou nulo. 10% não sabe ou não respondeu. Os dois índices cresceram um ponto percentual, na comparação com a pesquisa anterior. A oscilação, no entanto, fica dentro da margem de erro. Professora Angela, do PSOL, e Gomyde, do PDT, somam 1%, cada um. Joni Correia, do Democracia Cristã, e Professor Ivan, do PSTU, não alcançam 1% das intenções de voto para o Governo do Paraná. Vivi Motta, do PCB, constava na pesquisa estimulada do Ipespe, mas não foi citada por nenhum entrevistado.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Na pesquisa espontânea, Ratinho soma 36%, contra 9% de Requião. Na sondagem anterior, Ratinho tinha 27% contra 11% de Requião, no levantamento espontâneo. 4% dizem que não vão votar em nenhum dos candidatos ou pretendem votar branco ou nulo. Na pesquisa espontânea, 51% não sabe ou não respondeu. O Ipespe ouviu mil entrevistados, entre sábado (13) e segunda-feira (15). O intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-03631/2022 e PR-05888/2022.