Dentre os autores publicados em setembro, estão Carlos Eduardo Pereira, Denise Sant’Anna e Romain Gary, entre outros.

O mês de setembro chega com vários lançamentos da editora Todavia, desde autores já conhecidos, até estreias de novos autores, os livros chegam às livrarias entre 9 e 16 de setembro, confira todos os títulos a seguir:
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Kafka: Os anos decisivos – Reiner Stach

Esta obra é o segundo volume de uma trilogia biográfica de Franz Kafka, na qual Stach ilustra o momento em que Kafka começa a compor a história que originaria a novela “O veredicto”.
Na obra, o biógrafo se concentra nos chamados “anos decisivos”, período entre 1910 e 1915, quando o jovem advogado prova da vida e da literatura.
Stack revisita a vida e a obra com cuidado, trabalhando com fatos, dedicando-se a representar como o próprio Kafka enxergava suas obras, para além da vontade de leitores e críticos.
Sobre o autor
Reiner Stach nasceu em 1951, na Alemanha. Sua trilogia sobre Kafka tem sido saudada como a mais alta realização no campo biográfico em nossos dias.
Abraço Apertado – Romain Gary(Émile Ajar)

A obra é uma espécie de fábula humorística, tratando da relação de afeto entre um funcionário de escritório e sua píton de estimação.
Por meio de uma escrita não linear, conhecemos Michel Cousin, que se encontra em uma crise ética sobre como alimentar sua serpente, em uma cidade como Paris. Cousin é apaixonado por uma colega do escritório, mas ela nem o percebe. Ele gostaria também de fazer amizade com seu vizinho intelectual, mas não consegue superar a barreira de sua extrema inadequação, um misto de inocência e delírio.
Nesta obra percebemos o quão asperas podem ser as relações em uma cidade grande, e como a solidão de um personagem pode tocar o leitor.
Sobre o autor
Romain Gary nasceu em 1914, na Lituânia, e morreu em 1980, em Paris. Autor de dezenas de romances, foi um dos escritores mais populares e premiados da França.
Geografia da fome; O dilema brasileiro: Pão ou aço – Josué de Castro

Nesta obra, Josué de Castro denuncia a fome coletiva como um fenômeno social presente no mundo todo, focando no Brasil, demonstrando a sua decorrência dos sistemas econômicos sociais. O autor divide o país em cinco áreas definidas por seus hábitos alimentares, identificando as que convivem com a chamada fome crônica, e as que apresentam quadro de subnutrição.
Desde o início da década de 30, Josué pesquisa a nutrição no Brasil, após mudar para o Rio de Janeiro, atuou no desenvolvimento de políticas públicas ligadas à alimentação. Nesta obra ele escancara o problema da fome no país.
Sobre o autor
Josué de Castro nasceu em 1908, no Recife. Médico especialista em nutrição, geógrafo e professor, foi embaixador do Brasil na ONU. Morreu no exílio, em Paris, em 1973.
Monstros – Barry Windsor-Smith

Monstros é a obra mais ambiciosa do autor, foi elaborada ao longo de 35 anos, e conta a história de um experimento genético nazista importado para os Estados Unidos.
Barry trabalhou ainda com personagens como Wolverine, X-Men, Demolidor e Conan, sendo uma lenda dos quadrinhos contemporâneos.
Sobre o autor
Barry Windsor-Smith nasceu em Londres, em 1949. Prodígio do desenho, trabalhou na Marvel Comics, com passagens por várias editoras de super-heróis.
A cabeça do pai – Denise Sant’Anna

A obra é um romance que trata de laços emocionais e orgânicos que nos ligam aos outros. A narrativa se inicia quando o pai da narradora, um senhor idoso e exausto de cuidar da esposa com Alzheimer, mesmo que ativo física e mentalmente, sobre um AVC hemorrágico. O episódio traz a tona a memória afetiva, de uma série de relações familiares e sociais, acerca da consciência da morte.
A escrita poderosa traz reflexões sobre a crescente medicalização da vida, de como somos entupidos de remédios, quanto mais velhos e vulneráveis, na intensão de prolongar o vida, e a autora aborda ainda anedotas familiares e causos da narradora, relatados com a leveza que apenas o distanciamento temporal pode oferecer.
Mas a narradora parece acreditar(com razão), que por trás de nossa fragilidade, há ainda a capacidade que temos de contar nossa história, e a daqueles que nos deixaram.
Sobre a autora
Denise Sant’Anna é historiadora, professora da PUC-SP e autora de diversos ensaios historiográficos. Este é seu primeiro livro de ficção.
Agora agora – Carlos Eduardo Pereira

Neste livro acompanharemos uma história composta de três partes, e três Jorges: o avô, o filho e o neto – que vivem violências concretas e simbólicas, ao longo de gerações de uma família negra carioca.
No romance que se inicia com Jorge Neto acordando em seu aniversário, decidido a não sair de casa, ruminando seu passado, o autor instiga o leitor com seu jogo narrativo que representa as perversidades da sociedade brasileira, sobretudo as feridas do racismo, que abraçam a vida das personagens.
Sobre o autor
Carlos Eduardo Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. Estreou com o romance Enquanto os dentes, também publicado pela Todavia e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.
O gato perdido – Mary Gaitskill

Esta obra começa com a história de como a escritora resgatou um gato de rua, na Itália, levando-o consigo para os Estados Unidos, para morar com ela, mas ele acabou desaparecendo.
Ela então explora o trauma de sua perda inesperada, descrevendo também sua relação com dois irmãos, Caesar e Natalia, e um outro menino chamado Ezekial, crianças menos privilegiadas, que passavam verões e feriados com a autora e seu marido. Ezekial era esportivo e de certa forma cruel. Caesar era gentil e nem um pouco atlético.
Os problemas de relacionamento entre os garotos parecem espelhar a distância que surge então entre Gaitskill e as crianças. Seu altruísmo parecendo ser superado dia a dia por uma sensação de afeto deslocado.
Essas relações e os sentimentos gerados por elas, levam a uma reflexão sobre o amor, a segurança, o medo, e nossos entendimentos limitados que se chocam contra nossas esperanças ilimitadas.
Sobre a autora
Mary Gaitskill nasceu em 1954 em Kentucky, nos Estados Unidos. É autora de de contos e romances, entre os quais Veronica e Two Girls, Fat and Thin.