O ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, fez campanha eleitoral em Curitiba neste sábado (17). Ele chegou à região da Boca Maldita região central da capital paranaense, no início da tarde, onde participou de um comício.
Lula foi ao comício acompanhado de aliados como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-governador do Paraná e candidato do PT ao Palácio Iguaçu, Roberto Requião e a presidente nacional do partido e candidata a deputada federal, Gleisi Hoffmann.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Curitiba é a cidade onde Lula ficou 580 dias preso, após condenação em processo da Operação Lava Jato. Na abertura de seu discurso neste sábado, ele disse que não guarda “ódio” da cidade.
“Tem gente que pensa que eu fiquei com ódio de Curitiba, porque eu fiquei preso aqui. A cadeia me fez aprender a amar Curitiba. Eu tenho gratidão por Curitiba, tenho respeito por Curitiba”, afirmou.
Em seu discurso, Lula também comentou os resultados da educação do país, divulgados na sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação.
De acordo com números do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas (como “mesa” e “vovô”) mais do que dobrou de 2019 a 2021.
Ao comentar os dados, Lula criticou o presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do petista.
“Esse Bolsonaro não entende de educação, não entende de emprego, não entende de sindicato, de enfermagem. Não entende absolutamente de nada, a não ser de fake news”, atacou Lula.
Depois do evento, Lula deve se reunir com correligionários para discutir os próximos passos da campanha petista no Paraná.
Ele também deverá gravar depoimentos para a campanha de Requião.