Estreou em novembro, nos cinemas do Brasil, o novo filme da Disney, Mundo Estranho (Strange World), que vem sendo bastante comentado pela sua representatividade. O longa-metragem de animação conta a história de uma família de exploradores, os Clades.
A família Clade navega por uma terra desconhecida, ao lado da equipe, que inclui uma bolha travessa, um ser do mundo estranho na qual o filho dos Clade, Ethan, um jovem de 16 anos, decidi chamá-la de Splat. A equipe ainda conta com Legend, um cão de três patas.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O que chama atenção no longa, é o show de representatividade, que vai desde o cão com deficiência física, os personagens negros e asiáticos e, pasmem, um protagonista LGBTQIAPN+. Sendo o primeiro personagem gay do estúdio.
Além da missão de salvar o mundo, o filme vem com a proposta de salvar o estúdio dos burburinhos nas redes sociais, após reportagens denunciando que a empresa doou recursos para a aprovação da lei “Don’t Say Gay” (“não diga gay” em tradução livre), um texto de cunho homofóbico aprovado no estado da Flórida, onde o principal parque de diversões da Disney está situado. Uma matéria do Correio Brasilense conta que cartas publicadas por funcionários da Disney revelam um cenário de horror à comunidade LGBTQIAPN+.
Sendo assim, após esse lançamento, críticas ferrenhas estão sendo feitas sobre o filme, desde que ele é filme para adultos, como que ele foi lançado como cortina de fumaça para a acusação de homofobia.
Com ou sem polêmica, a proposta é excelente. Antes tarde do que nunca, né Disney?
O filme é lindo, a história é bonita, com a pegada de sobrevivência e lição de moral sobre preservação ambiental e padrões de consumo. Levanta questionamentos como: Até quando nossas necessidades de consumo vão se sobrepor às necessidades do Planeta? Até quando vamos viver nas costas e às custas do esgotamento ambiental?
Dubladores do elenco local são Marcelo Campos (Pesquisador Clade), Caio Freire (Ethan), Marisa Mainarte (Meridan Clade) e Luis Antônio Lobue (Jaeger Clade). Na versão original, em inglês, o elenco de vozes inclui Jake Gyllenhaal como o Searcher Clade, Dennis Quaid como Jaeger, o lendário pai explorador de Searcher e Jaboukie Young-White como Ethan, que anseia por aventura.
Confira o trailer:
Serviço:
Duração: 1h 42min
Classificação: Livre
Gênero: Animação, Aventura, Ficção científica, família
Direção: Don Hall
Distribuidora: Walt Disney