
Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, revela que os índices de positividade para Covid-19 nas mais de mil unidades da rede se estabilizaram em várias regiões do país. Na média nacional, considerando a semana de 13 a 19 de março, a taxa de positividade atingiu 25,45%, uma variação mínima comparada à semana anterior, 06 a 12, quando registrou 25,92%.
A região Sul apresenta estabilidade nas taxas, registrando 14,76% na semana de 13 a 19 de março, contra os 15,35% entre os dias 6 e 12 do mesmo mês. Em São Paulo, o índice de positividade para Covid-19 registrou 29,35%, variando negativamente em 0,48% em relação à semana anterior (29,49%). As taxas no Rio de Janeiro também se mantiveram estáveis, com 29,50% contra 29,57%, considerando as mesmas semanas.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Influenza em alta
A taxa de positividade para Influenza identificada em toda a rede atingiu 22,46% na semana de 13 a 19 de março, uma alta de 10,18% em relação à semana de 6 a 12 de março (20,39%). A procura por testes para a identificação do vírus aumentou 15,6% no período. Diferentemente de anos anteriores, a rede tem identificado mais casos de Influenza B do que do tipo A. No recorte regional, a região Sul registrou queda de 33,33% em casos positivos de Influenza, com 11,76% contra 17,65%, sempre considerando as mesmas semanas.
Apesar da queda, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde com o início das estações mais frias do ano, quando há maior incidência da gripe na população. Um dos principais é a vacinação.
Frischmann disponibiliza vacina tetravalente contra a gripe
A campanha de vacinação contra a gripe do Frischmann Aisengart, marca de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba, teve início na última quinta-feira (16). Em 2022, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não atingiu a meta de cobertura vacinal, que era de 90%. Entre as 54,7 milhões de pessoas que formam os grupos prioritários (gestantes, crianças, idosos e profissionais de saúde), apenas 33,5 milhões foram imunizadas, o que representa uma cobertura de 61,3%. A adesão da população é importante porque, além de evitar complicações, a vacina da gripe também reduz a circulação do vírus influenza, que tem alta capacidade de mutação, criando outros subtipos, assim como acontece com a Covid-19.
A vacina oferecida nas marcas de diagnósticos da Dasa é tetravalente, o que se diferencia da trivalente, oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por conferir uma proteção ainda maior, já que é composta por dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B. Segundo o Dr. Alberto Chebabo, infectologista da Dasa, para aumentar os níveis de proteção e evitar futuras ondas de casos da doença, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância do imunizante.
“A vacina da influenza tem uma capacidade de gerar proteção, por meio de anticorpos, que duram entre 6 e 8 meses. Quando a imunização acontece em março, por exemplo, estamos pensando em uma proteção ampla no período de maior circulação do vírus, que engloba o outono e o inverno. Por isso, precisamos orientar a população sobre a importância da proteção através da aplicação do imunizante”, afirma.
O especialista explica que a partir dos 60 anos, a resposta imune tende a diminuir, fazendo com que os anticorpos não tenham o mesmo desempenho que os de uma pessoa jovem, por exemplo. “Isso acontece por conta do envelhecimento do sistema imune, algo que é natural com o avanço da idade. Por isso, é tão importante que a vacinação esteja em dia”, orienta.
Além disso, sem o imunizante, o organismo tem menos mecanismos de defesa contra uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório e que, se não tratada, pode levar à morte. “Sem a defesa do corpo, pode haver a possibilidade de um quadro de maior gravidade de influenza, como pneumonia, ou a piora da doença de base que o paciente venha a ter. No caso do idoso, que geralmente tem outras comorbidades associadas, como hipertensão, por exemplo, há um risco maior da piora dessa doença”, completa.
A vacina da gripe está disponível nas unidades do Frischmann em Curitiba. Também é possível se vacinar via atendimento móvel, modalidade que leva uma equipe do laboratório até o local de preferência do paciente. Para atendimento nas unidades, não é necessário agendar, mas se preferir, poderá ser realizado via aplicativo Nav, assistente de saúde digital da Dasa, disponível para download gratuito nas principais lojas digitais.