Curitiba vai realizar testes com um ônibus elétrico no transporte público nesta semana. Os coletivos movidos a energia 100% limpa já haviam sido testados em setembro do ano passado na Capital.
De acordo com a prefeitura, os testes com um ônibus elétrico da chinesa BYD acontecem entre os dias 24 de abril e 30 de maio. O modelo articulado vai circular pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste, sem passageiros – em função do posicionamento das portas de embarque, que ficam do lado esquerdo e não do direito. O teste terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Os testes em setembro de 2022 foram com um veículo de outra montadora chinesa, a Higer. Na ocasião, o ônibus elétrico foi utilizado em cinco linhas do transporte coletivo curitibano.
Os resultados servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024.
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.
Nos próximos sete anos, até 2030, 33% da frota de ônibus da Capital deverá operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050.
“Estamos iniciando o processo de migração para a matriz elétrica, não poluente. Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, aponta Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade.
Vale lembrar que semana passada um novo veículo movido a gás natural passou a rodar nas ruas de Curitiba. O veículo é utilizado na linha Cabral/Portão durante o período de testes, que transporta 10 mil pessoas por dia útil na Capital.