
O Instituto de Oncologia do Paraná está recrutando pacientes para participar de estudos relacionados a tratamentos de câncer através do Centro de Pesquisas Clínicas do IOP.
Criado em 2006, sob direção do Dr. Evanius G. Wiermann, o centro integra pesquisas nacionais e internacionais, contando com uma equipe multidisciplinar especializada, de dedicação exclusiva. A grande vantagem é que a participação dos pacientes que se enquadram nos estudos é gratuita, incluindo exames e medicamentos, e eles têm a chance de receber terapias inovadoras ainda não disponíveis no Brasil ou não fornecidas pelo Sistema Único de Saúde.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Estão sendo recrutados pacientes para estudos de câncer de colorretal avançado que apresente a mutação KRAS G12C após 1ª linha de tratamento; melanoma metastático que não fizeram tratamento sistêmico anterior neste cenário (podendo ter ou não mutação BRAF V600E/K); câncer de pulmão escamoso ou não escamoso em 2ª linha; câncer cervical em 2ª linha após usar platina; ou trombocitopenia induzida por quimioterapia.
Segundo Maryana Albino Clavero, Coordenadora de Estudos Clínicos do IOP Pesquisa, podem se candidatar pacientes que cumpram os critérios e estejam realizando o tratamento em qualquer instituição. “Podem nos procurar pacientes que acreditam que se encaixam em um de nossos estudos. Vamos fazer uma análise inicial do histórico do paciente para verificar a sua elegibilidade. Tendo atingido os principais critérios, agendamos a consulta inicial e demais procedimentos para avaliar a entrada no estudo”, explica.
“A pesquisa é uma oportunidade para o paciente receber uma terapia inovadora que, na grande maioria das vezes, não está disponível no Brasil, principalmente pelo SUS. Lembrando que a participação é de forma voluntária e gratuita. Para isso, o interessado deve primeiro conversar com o médico assistente com quem realiza o tratamento, que fará o encaminhamento ao IOP”, afirma Dra. Andressa Schuta Ribas, vice-diretora do IOP Pesquisa. Vale ressaltar que o IOP é a única clínica do sul do Brasil a fazer parte da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, para discussão de casos, troca de conhecimentos e encaminhamento de casos raros e mais complexos quando necessário.
O IOP tem quatro sedes em Curitiba e oferece os mais avançados tratamentos de câncer, conjugando medicina de qualidade, tecnologia e humanização. Conta ainda com uma equipe multidisciplinar, incluindo Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia para o enfrentamento positivo da doença. Os tratamentos de ponta ainda são beneficiados com diferenciais como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia.
