
Confira os títulos do Grupo Autêntica que chegaram às livrarias durante o mês de setembro divididos pelos selos do grupo.
Autêntica
- Do vinil ao streaming (Daniel Setti)
60 anos em 60 discos

Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos é uma fascinante jornada musical em que Daniel Setti desbrava a resistente arte dos álbuns, este objeto cultural que resistiu à mudança dos formatos e que mantém o seu papel vital na conexão entre artista e público. Nesta obra, o autor apresenta uma análise de 60 discos da esfera pop internacional que marcaram seis décadas, entre os anos 1960 a 2010, mostrando as tendências artísticas e comerciais de cada época.
Além disso, no decorrer da história podemos ver o momento em que os LPs de vinil ultrapassaram os compactos nos anos 1960, a chegada dos CDs, do streaming e o ressurgimento das “bolachas” na era digital. Durante a leitura seremos convidados matar a saudade de discos fundamentais, clássicos incontestes, sucessos de vendas e trabalhos injustamente esquecidos pela crítica.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
- Imprensa feminina e feminista no Brasil Volume 2 (Constância Lima Duarte)
Século XX (1900-1949)

Neste segundo volume do dicionário ilustrado Imprensa feminina e feminista no Brasil é mais um desdobramento das investigações que Constância Lima Duarte realiza, desde a década de 1980, sobre a história das mulheres, a escrita de autoria feminina e o movimento feminista no Brasil. Neste, 100 periódicos da primeira metade do século XX estão apresentados por ordem cronológica de publicação, contendo o subtítulo, o nome da editora ou do editor, a cidade de origem, a tipografia, as datas do primeiro e último números, a proposta editorial, o formato gráfico e a relação dos principais colaboradores e colaboradoras. Cada verbete traz ainda os exemplares examinados e sua localização, as referências bibliográficas, quando existem, e algumas notas explicativas no rodapé.
- Instituição (Roberto Esposito)

Em Instituição de Roberto Esposit faz uma leitura provocadora e singular do papel das instituições na atualidade, especialmente diante das crises sanitária, econômica, social e política que têm afetado o mundo. Indo contra à tradicional visão repressiva, o livro ressalta o processo de instituição como uma práxis inovadora, convidando-nos a repensar sua relação com a política e a vida. Escrito durante a pandemia, a obra analisa a relação entre sociedade e Estado dentro das dinâmicas institucionais, questionando a ideia de que as instituições são meramente uma imagem refletida e imóvel do Estado.
- O tempo sem tempo (Carlos Starling)
53 crônicas sobre a pandemia

Neste livro, O tempo sem tempo, foram reunidas crônicas publicadas durante a pandemia de covid-19 que se alastrou pelos durante 2020 e 2021. Nele, existem textos em que o bom astral está presente, sempre, apesar de tudo. E o mais importante: prevaleceu a verdade, num tempo de tanta mentira, ao lado da ciência, que tão bem se fez representar nesse ser humano inigualável, repleto de compaixão e amor ao próximo.
Autêntica Contemporânea
- Um amor (Sara Mesa)

Considerado pela crítica espanhola o melhor romance de 2020, o livro vai falar sobre os acontecimentos após um ligeiro vexame em sua cidade natal, Nat, uma tradutora se recolhe num lugarejo ermo para se pôr de pé novamente e retomar o controle da vida. Em sua estadia no campo, precisa lidar com uma casa precária, um jardim abandonado e um proprietário canalha, e vê que o sonho da horta própria dificilmente sobreviverá à saga das goteiras eternas. Sara Mesa nos apresenta um romance envolvente que permite aos leitores construir um ambiente pacato, estranho e familiar. Aos poucos, os mistérios das personagens vão se revelando, e, enquanto a protagonista explicita seus medos e seus motivos para se mudar, sozinha, da cidade grande para um pequeno povoado espanhol.
- Voladora (Mónica Ojeda)

A autora, Mónica Ojeda, tem sido reconhecida por seu modo peculiar de narrar o horror. Nesta obra, temos um conjunto de oito contos parte da geografia dos Andes equatorianos e aborda, questões que passam pelas relações de amizade, de vizinhança e familiares em geral, atravessadas por elementos como a sexualidade, a violência, a dor, a vida e a morte. Em Voladoras, encontramos criaturas que sobem nos telhados de suas casas e voam, terremotos apocalípticos, desejos inconfessáveis, segredos familiares e ancestralidade em profusão. Oito histórias que se passam em cidades, vilas, charnecas ou vulcões onde a violência e o misticismo, o terreno e o celeste, pertencem ao mesmo plano ritual e poético.
- Coisas não naturais (Ana Elisa Ribeiro)

Os afetos, os laços, assim como a vida, a morte e a sobrevida em condições precárias e absurdamente naturalizadas, são motivos para estes contos, narrados alternadamente em primeira, ora em terceira pessoa, e, ambientados em espaços que podem variar da intimidade de simpáticas casas da classe média baixa aos lamaçais de crimes ambientais escandalosos, onde as violências, micro e macro, mostram a cara o tempo todo. Há variação também nos níveis de frieza e lirismo com que uma morte e um amor, por humanos ou animais, podem ser narrados.
Gutenberg
- As garotas de Grimrose, volume 1 (Laura Pohl)

O primeiro volume de uma trilogia que contará a história de um grupo de amigas, que após perderem sua melhor amiga de forma misteriosa, se tornam o principal assunto em sua escola de elite, a Académie Grimrose. A polícia considerou a morte de Ariane como suicídio, mas o trio está determinado a descobrir o que realmente aconteceu. O ano letivo acaba de começar, e Nani Eszes, recém-chegada ao colégio, se torna a nova colega de quarto das garotas. Apesar da desconfiança inicial, elas logo são obrigadas a se unir, por conta de uma série de eventos sinistros passa a aterrorizar os alunos. Até que, enquanto investigam os últimos dias de sua amiga, as garotas descobrem um segredo obscuro sobre Grimrose: Ariane não foi a primeira garota a morrer na escola.
Nemo
- Meu irmão caçula (JeanLouis Tripp)

Nesta HQ, o quadrinista JeanLouis Tripp revisita os acontecimentos que moldaram a partida prematura de seu irmão mais novo, Gilles, e como esse acidente afetou a vida de toda a sua família. Mais de quatro décadas já se passaram desde essa dolorosa perda, JeanLouis procura com uma mistura de carinho e sensibilidade, capturar a essência da realidade presente e, além disso resgatar as lembranças do trágico acidente que ocorreu há tanto tempo. Com dedicação, ele se empenha em retratar perda de seu irmão caçula, permanece uma parte indelével na história da família até os dias atuais. O resultado é um relato intenso e emocionante sobre laços familiares, luto, culpa e os caminhos sinuosos da vida que não termina para aqueles que ficam.
Yellowfante
- E a princesa não queria casar! (Ana Elisa Ribeiro)

Nesta história temos: uma princesa rica que não faz muita questão de casamento, uma filha que desafia a vontade do pai, um rei leitor que não sabe como lidar com princesas moderna, uma rainha que rói unha, tem piolho e dor de barriga, centenas de pretendentes azarados de uma noiva indisponível, e por fim, um mistério meio nojento que precisa ser resolvido para que o casamento aconteça. Ou não. Um livro que é escrito em português monárquico, cheio de bordões e toques de enciclopédia científico, é inspirado em uma história popular do Vale do Jequitinhonha, MG, e poderia se passar em qualquer cidade do interior onde haja uma praça, uma farmácia e um castelo mequetrefe. A partir de agora basta mergulhar nas páginas desta história e seguir o rastro das galinhas da realeza, com a ajuda das surpreendentes ilustrações de Angelo Abu.
Autêntica Business
- Marketing conversacional |Como gerar mais leads e convertê-los em clientes fiéis por meio de conversas relevantes e engajadoras | (David Cancel e Dave Gerhardt)

Em Marketing Conversacional, os autores nos mostram a emergência das conversas por meio de mensageria como a maneira mais eficiente para engajar leads e convertê-los em clientes fiéis. Além disso, na obra, eles propõem uma metodologia em cinco etapas que ajudará a sua empresa a implementar o marketing conversacional no seu negócio, não importa o estágio em que você se encontra. O livro ainda trás uma discussão sobre os desafios para capacitar os times de vendas e marketing a estabelecerem conversas efetivas com leads e clientes, em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É livro para todos os gostos, conta aí , qual te deixou com aquela vontade de iniciar uma nova leitura? Conta para gente nos comentários.