
Durante a ditadura brasileira, um pai e seu filho de onze anos partem numa viagem à Amazônia. Em um bimotor em que é usado para sobrevoar a floresta o pai, um empresário em conluio com militares ligados ao governo, tem a tarefa de negociar a madeira da região com grupos estrangeiros. Ao mesmo tempo que o país sucumbe em tenebrosas transações, o menino se envolve mais e mais na leitura de uma novela de ficção científica que após o fim do nosso planeta, um grupo de eleitos parte numa jornada exploratória do espaço.
Tensionada todo o tempo entre a perspectiva do menino que vive a história enquanto ela acontece e a do adulto que rememora, a voz que narra este romance nos convida a olhar para a tragédia de um país.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Em os Substitutos teremos uma reflexão incômoda sobre a história do Brasil dos últimos sessenta anos, o livro mistura temas ecológicos necessários, personagens dispostos a tudo por poder e dinheiro, além é claro da emocionante história de um pai e um filho. Com esta história, Bernardo Carvalho chega ao lugar mais íntimo e poderoso de sua obra.
Sobre o autor
BERNARDO CARVALHO nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. Publicou o volume de contos Aberração e os romances Onze, Os bêbados e os sonâmbulos, Teatro, As iniciais, Medo de Sade, Nove noites, Mongólia, O sol se põe em São Paulo, O filho da mãe, Reprodução, Simpatia pelo demônio e O último gozo do mundo, todos lançados pela Companhia das Letras.
O livro
Os substitutos, de Bernardo Carvalho
Número de páginas: 232
Preço: R$ 69,90
Lançamento: 06/10/2023
Capa: Daniel Trench