
No próximo sábado (09), Mel e Kandiero conduzem uma Linha Preta em homenagem ao aniversário de Curitiba. A Linha Preta é uma aula de campo sobre história e cultura afro- curitibana, que passa por diversos pontos de memória no centro histórico, como as ruínas de São Francisco, a igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, a catedral e as Gameleiras sagradas na praça Tiradentes. Algumas obras de arte merecem destaque, como a escultura da artista negra brasileira, Emerenciana Cardoso Neves, do escultor Erbo Stenzel que também assina o Homem Nu, na praça 19 de dezembro. Destaque ainda para o primeiro painel de Poty Lazzarotto, que reforça a tese de que os afro-curitibanos chegaram aqui 300 anos antes dos imigrantes e contribuíram com conhecimentos e tecnologias africanas em todos os ciclos de desenvolvimento da vila.
São 3 horas de caminhada, em um passeio leve e divertido, onde você aprende sobre personagens, fatos, curiosidades e muito mais. Tudo feito de uma forma dinâmica e acessível, de um jeito que só nos faz ficar mais apaixonados pela cidade. A aula resgata a história não contada pelas narrativas eugenistas do paranismo, que destaca apenas as contribuições europeias. Uma verdadeira imersão no passado curitibano.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Para participar, preencha o formulário de inscrição e envie o comprovante por WhatsApp. O investimento é de apenas 50 reais por pessoa e o formulário de inscrições está no linktr.ee/linhapreta. Se acabarem as vagas para esta edição, entre na lista de espera e já deixe sua inscrição pré-reservada para a próxima saída do passeio! Mais de 14 mil pessoas já fizeram essa caminhada, desde 2015, no formato especial para grupos de 30 pessoas.
SERVIÇO
Linha Preta: Curta Curitiba do ponto de vista afrocentrado!
Data: sábado, 09 de março
Horário: das 9h ao meio-dia
Valor: 50 reais
Formulário de inscrições: linktr.ee/linhapreta
Para mais informação 41.98499-1845


