Desde 2002 atuando em Curitiba, a Alameda Cia Teatral traz para o Festival de Curitiba 2024 dois espetáculos que busca trazer um novo conceito de teatro infantil. Na descoberta de dramaturgias e elementos cênicos que não menospreza a capacidade cognitiva das crianças, ‘Alumia’ e ‘Eba! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria’ chegam ao Fringe nos dias 30 e 31 de janeiro no Teatro Enio Carvalho.
Com 24 espetáculos, a companhia se consagrou no cenário teatral curitibano ao longo dos anos, levando diversos prêmios. Como o Prêmio do Festival de Teatro de Pinhais no ano de 2022 por Melhor Caracterização/Maquiagem pela peça ‘Eba! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria’ e em 2023, o Gralha Azul de Teatro na mesma categoria por ‘Alumia’.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Eba! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria
Criada em 2014, a peça passou por diversos desafios durante o processo, como rupturas no elenco. Em 2016, a primeira versão do espetáculo estreou através do Mecenato Municipal, o programa de incentivo cultural da cidade de Curitiba. “Foi muito bom, pois criamos o espetáculo em sala de ensaio, por meio de improvisações em que experimentamos as personagens e escrevemos o texto. Tudo que vão assistir foi criado por nós”, conta o diretor Cristóvão de Oliveira.
A caracterização do espetáculo que venceu o prêmio do Festival de Teatro de Pinhais em 2022 leva cerca de 1h30, devida a complexidade dos adereços e maquiagem.
Nico é um duende desgarrado que se perdeu de sua aldeia quando estava em uma missão mundial: preservar o hábito da leitura! Sem conseguir voltar para casa, foi morar na Biblioteca de Alexandria onde passou a proteger os livros. Lá, ele conhece Ritinha, uma ratinha muito simpática, que é grande admiradora da literatura. Só que Ritinha vive um dilema: Sendo aluna do severo Professor Ratón na “Escola Superior de Roedores Especializados”, ela precisa roer livros para se formar! Mas ainda bem que a barata Doroteia, como guardiã de todas as histórias, está lá para encontrar outras soluções e evitar que algo ruim aconteça.
A peça acontece no Festival de Curitiba, na mostra Fringe, nos dias 30 e 31 de março às 11h no Teatro Enio Carvalho para que toda a família possa assistir.
Alumia
Através de uma Oficina de Montagem em 2023, surge o espetáculo. Com um processo classificado de ‘muito amor e acolhimento onde o elenco abraçou a vontade de fazer um espetáculo, todos colaboraram para levantar a montagem’, pelo diretor Cristóvão, o maior desafio foi arrecadar fundos para a realização.
Além da caracterização complexa e inovadora no gênero, marca já consagrada da cia, Alumia traz também uma trilha sonora original criada pela atriz Larissa Prestes, tornando a experiência do público ainda mais imersiva e realista quando somada aos cenários e figurinos.
No lusco-fusco, entre o dia e a noite, a menina Antônia se encanta com um vagalume piscando e o segue até o bosque. Sua curiosidade a leva para um universo que a fascina: O dos bichos! Lá, a Dona Aranha conta e reconta sempre a mesma história, mas convive em harmonia com Tixa, uma lagartixa fashionista. Muito boa-praça, o Sapão vive por ali vigiando tudo enquanto Mustique e Pelotí, pernilongos franceses, fazem suas viagens. No entanto, acontece que os vagalumes Pisca-Pisca, Pisca-Alerta e Lamparina não conseguem resolver um grande problema: A falta de luz que assombra Antônia.
Alumia também chega ao Festival de Curitiba na mostra Fringe entre os dias 30 e 31 de março às 16h no Teatro Enio Carvalho.
O grande destaque dos espetáculos é a sua forma inovadora de fazer teatro para crianças. Sem o conceito de infantilização, a Alameda traz o resultado de pesquisas no gênero que colocam o público infantil no centro das encenações. Isto é, sem desqualificar a compreensão das crianças.
SERVIÇOS:
‘Eba! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria’ e ‘Alumia’
Festival de Curitiba 2024 – Mostra Fringe
Quando: 30 e 31 de março de 2024 às 11h e 16h, respectivamente.
Onde: Teatro Enio Carvalho (R. Mateus Leme, 990 – Centro)
Quanto: R$20,00 (meia-entrada) e R$40,00 (inteira)
Ingressos para ‘Eba! A extraordinária biblioteca de alexandria’, aqui.
Ingressos para ‘Alumia’, aqui.
Classificação indicativa dos espetáculos: Livre