O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (8) para a análise de pareceres preliminares relativos a processos contra três parlamentares acusados de quebra de decoro.
A reunião está agendada para as 11 horas, em plenário a ser definido.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Jandira Feghali
O colegiado pode analisar o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que se manifestou pela inadmissibilidade da Representação 25/23, em que o PL acusa a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de quebra de decoro ao chamar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de “moleque” durante uma reunião da CPMI do 8 de Janeiro.
Magalhães apresentou seu voto em reunião anterior, mas a votação foi adiada por pedido de vista do deputado Alexandre Leite (União-SP).
Glauber Braga
Também está na pauta a análise de parecer do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) sobre a Representação 1/24, apresentada pelo PL contra do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O partido acusa Braga de ter agredido fisicamente o deputado Abilio Brunini (PL-MT) durante reunião da Comissão de Direitos Humanos, em novembro.
Em sua defesa, Glauber Braga alega que o empurrão dado em Brunini foi resultado de uma discussão acalorada e generalizada, não constituindo tentativa de agressão. O relator ainda não apresentou seu parecer.
Delegado da Cunha
O terceiro item da pauta é o parecer do deputado Albuquerque (Republicanos-RR) sobre a Representação 3/24, em que o Psol acusa do deputado Delegado da Cunha (PP-SP) de quebra de decoro em razão de denúncia feita por sua ex-namorada, que afirma ter sido agredida pelo parlamentar.
O deputado Albuquerque ainda não apresentou sua decisão.