Inspirado na famosa franquia de videogames da Gearbox Software, o filme Borderlands conta com roteiros de Eli Roth e Joe Crombie. A série de jogos é uma das mais bem-sucedidas do mundo, com mais de 75 milhões de unidades vendidas. Adaptações são o grande foco do momento. Após presenciarmos The Last Of Us e Fallout, que, por mais que sejam em formato de série, mostram o real potencial que uma produção em larga escala.
Mas afinal, o que é Borderlands?
Borderlands é uma franquia de videogames de ação e saque em primeira pessoa, ambientada em um universo de fantasia científica com temática de faroeste espacial. Criada e desenvolvida pela Gearbox Software, a série é publicada pela 2K para diversas plataformas. Os disparos são feitos pelo jogador, mostrando o ponto-de-vista dele. A ação lembra o filme Mad Max, porém o gráfico do jogo é mais marcante e cartunesco. Tudo começou em 2009 com seu primeiro lançamento para vídeo game, e contando até hoje, tem um total de seis jogos da franquia, e três DLCs.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
A renda das vendas ultrapassa $1 bilhão de dólares. O sucesso foi tão grande da produção, que gerou o lançamento do jogo baseado na personagem Tiny Tina, intitulado Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep. E após seu sucesso em 2013, a Gearbox investiu em uma expansão do universo de Tina, lançando Tiny Tina’s Wonderlands ou O País das Maravilhas da Pequena Tina em 2022.
O inicio da história do jogo de Borderlands se passa em uma busca no planeta Pandora, um lugar desolado e sem lei. Nas lendas, existe um cofre que contém tecnologia alien e riquezas inestimáveis. A busca pelo cofre levou muitos a perderem suas vidas para encontrá-lo. Nele, você pode escolher entre os personagens que vemos no filme como por exemplo a Lilith e Roland.
Apesar da história do jogo não ser bem elaborada, o foco dele está em sua ação, em explosões e disputas em todos os cenários. E foi essa ação frenética e personagens insanos que levou a Gearbox a lucrar tanto até hoje.
Adaptações de jogos em filme: Um tiro no pé?
Todos sabemos que adaptações vivem em uma linha tênue de sucesso e desastre. Com a febre atual de trazer vida a jogos que o público gosta, as produtoras investem em trazer grandes sucesso para as telonas. Temos exemplos de adaptações não tão bem recebidas pelo público como Monster Hunter, Resident Evil, Mortal Kombat, Street Fighter e Tomb Raider. Apesar dos jogos serem um sucesso e até hoje trazerem lucro, os filmes não foram fiéis ao jogo, desapontando fãs que aguardavam por uma adaptação digna.
Apesar da má fama que adaptações de jogos andam tendo, a proposta de Borderlands tem seus pontos fortes e fracos assim como toda adaptação traz. É inegável que a maior dificuldade de um filme adaptação está em seu tempo. Ter que trazer a essência, ambiente, história e tudo que um jogo traz em uma hora e meia de filme não é tão simples assim.
Relação de amor x ódio
Com estreia marcada para hoje (08), ‘Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo’ é uma adaptação da popular franquia de games de ação. A história acompanha Lilith (Cate Blanchett), uma notória caçadora de recompensas com um passado enigmático, que retorna a Pandora, seu turbulento planeta natal, considerado o mais caótico da galáxia. Sua missão é encontrar a filha desaparecida do homem mais poderoso do universo, Atlas (Edgar Ramírez).
Para cumprir essa missão, Lilith se une a uma equipe de desajustados, incluindo Roland (Kevin Hart), um mercenário experiente; Tiny Tina (Ariana Greenblatt), uma impetuosa pré-adolescente; Krieg (Florian Munteanu), o musculoso protetor de Tina; Tannis (Jamie Lee Curtis), uma cientista excêntrica; e Claptrap (voz de Jack Black), um robô astuto e curioso.
O filme reproduz o estilo gráfico e as cores fortes do jogo, traz a essência do caos que é jogar Borderlands. A grande pergunta no momento é como o filme vai conseguir reproduzir o estilo visual do jogo. Infelizmente, no aspecto trazer essência do jogo para o cinema está longe de ser perfeito, mas é uma adaptação bem produzida e divertida para os fãs da franquia.
Assista o trailer aqui: