Nos dias 16 e 17 de agosto, o espetáculo “Rota da Seda” apresentará duas noites de uma mágica jornada musical no Auditório Regina Casillo, ligando Oriente e Ocidente, com realização do Ministério da Cultura e Solar do Rosário.
O Oriente e o Ocidente se encontram num mesmo palco em Curitiba. Nos dias 16 e 17 de agosto, o Auditório Regina Casillo recebe a estreia do concerto “Rota da Seda” com a orquestra Ladies Ensemble. Realizado pelo Solar do Rosário e Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, esta montagem traz um novo repertório, que liga inspirações orientais com a tradição clássica europeia.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Na sexta-feira (16/8), a apresentação acontece às 20:00 e no sábado às 17:00. Os ingressos já estão disponíveis no portal Disk Ingressos (confira links abaixo), com preços a partir de R$ 15.
Primeira orquestra profissional exclusivamente feminina, a Ladies Ensemble recebe quatro músicos convidados para esta apresentação. São eles Abed Tokmaji (alaúde), Agatha Pradnik (acordeon), Lucia Loxca (canto) e Murillo Da Rós (guitarra flamenca). A regência será do maestro Alexandre Brasolim, com direção artística e musical de Fabiola Bach Akel e direção geral de Lucia Casillo Malucelli.
No trajeto das caravanas
O repertório recria o trajeto das caravanas que percorriam um longo trajeto com suas mercadorias exóticas, que partiam da Ásia, atravessavam o Oriente Médio e chegavam até solo europeu. Na verdade, não é apenas uma rota, mas uma série de caminhos comerciais que foram estabelecidos e muito utilizados por mais de mil anos, entre o século I antes de Cristo e o século XV depois de Cristo.
Junto com produtos como a própria seda, metais e pedras preciosas, especiarias e muitos outros, estas jornadas épicas propiciaram um grande intercâmbio cultural à humanidade. É nesta troca que se baseia o novo trabalho das Ladies Ensemble, como conta a fundadora da orquestra, Fabiola Bach Akel. “Por onde as caravanas passavam, foi se criando um grande mosaico cultural que deixou marcas até os dias de hoje. Foi esta essência que nos inspirou a realizar um grande trabalho de pesquisa para retratar parte de toda esta atividade e fusão de conhecimentos”, conta. “As Ladies buscam não apenas fazer música de qualidade, mas também instigar as pessoas a aprenderem mais sobre história e arte”.
Repertório cruza continentes
Durante seus séculos de utilização, a Rota da Seda teve diversos caminhos, por terra e mar, com incontáveis variações. Neste espetáculo, alguns deles são retratados, contando ainda com uma apresentação inicial da professora Clarice Miranda que introduz o público ao contexto histórico e artístico. Clarice lembra que músicos também costumavam viajar nas caravanas, atuando como embaixadores culturais. “Melodias, ritmos, técnicas vocais e instrumentos eram compartilhados entre músicos, resultando em novos estilos”, lembra a professora.
As Ladies não tem a intenção de ministrar uma aula de história, mas as pessoas costumam sair diferentes das apresentações, completa Fabiola. “Ficam tocadas pela beleza da música e instigadas pelas informações que relatam os conhecimentos do passado”.
O espetáculo traz composições tradicionais de países como China, Azerbaijão, Irã, Egito, Síria, Argélia e Grécia, além de temas europeus. No programa, estão: “Raoui” (Contador de Histórias) – de Souad Massi (Argélia); “Maria Matrem” Afonso X (1221- 1284) – Llibre Vermeil de Montserrat (coleção de canções medievais encontrada na Espanha); “Sun Quan, O Imperador” – Música tradicional chinesa; “Dovlet” – Música Tradicional do Azerbaijão e Turquia; “Hegira” – Maurice Jarre (França); “Banat Iskandaria” (Filhas de Alexandria) – Mohammed El-Bakkar (Irã); “Love in Damascus” – Lena Chamamyan (Síria); “Ya Nassim Al Rih” (Canção do Vento) – Marcel Khalife (Líbano); “Awal Suhur” (Primeiro Encontro) – Mario Kirlis (Egito); “Ya Rayah” (O Viajante) – Rachid Taha (Argélia/Marrocos); “Et Dodim Kala” (O Amor da Noiva) – Música tradicional sefaradita; “Sto Lavrio Ginete Xóros” (A Dança Acontece em Lávrios) – Manos Hadjidákis (Grécia).
Contrapartidas sociais
Como em todas as montagens da temporada, “Rota da Seda” também terá atividades de contrapartida social. No dia 7 de agosto, às 14:30, as Ladies Ensemble realizam um ensaio especial que terá na plateia pessoas idosas atendidas pela FAS (Fundação de Ação Social), no próprio Auditório Regina Casillo. Já no dia 14 de agosto tem um ensaio aberto ao público em geral, às 19:00, no mesmo espaço cultural, que é mantido pelo Solar do Rosário.
“Estas atividades são partes fundamentais do projeto, pois levam a música erudita para públicos que na maioria dos casos não têm acesso a estes tipos de conteúdos. Muitos sequer já tinham ido ao teatro”, comenta Lucia Casillo Malucelli, diretora do projeto. “As contrapartidas sintetizam os objetivos deste projeto: formação de novas plateias, compartilhamento de conhecimento com diferentes tipos de púbico, acesso à arte e difusão da boa música”.
O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, união e reconstrução. Tem patrocínio das empresas: Sanepar, Itambé, Pizzatolog, Kuhn, ON Petro, Ciclo Cairu, Tozetto Supermercados, Worker, Grupo Pegoraro, Unimed Laboratório, Oregon, Grupo Incopostes, Impextraco, Embrart, Grupo Foccus, Golfleet, Treméa, Alt Telecom Stampa, Stang, Boulos e Fertipar.
“Rota da Seda” – Espetáculo da Orquestra Ladies Ensemble
Data: 16 e 17 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horários: sexta às 20h e sábado às 17h.
Endereço: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR
Estacionamento: gratuito no local.
Ingressos a partir de R$15, venda antecipada nos links abaixo:
Sexta-feira (16/6): www.diskingressos.com.br/evento/6389/16-08-2024/pr/curitiba/rota-da-seda
Sábado (17/6): www.diskingressos.com.br/evento/6390/17-08-2024/pr/curitiba/rota-da-seda