Drag Star – Special Editions acontece dia 5 de setembro na Ópera de Arame. O evento em Curitiba é uma das seletivas, que acontecem em 7 cidades, para o Drag Star Cruise, festival LGBTQIA+ em alto mar. A apresentação é responsabilidade da fundadora do Drag Star, Miami Pink. Em entrevista para o Diário, Miami compartilha um pouco sobre sua visão da arte drag e do concurso que ela comanda.
Foto: Divulgação
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
As seletivas fazem parte da edição especial do Drag Star, um dos maiores concursos de drag do país. Nas cidades, serão eleitas a “Princesa Drag Star Cruise” de cada município, e o prêmio é uma vaga no navio em que ocorre o renomado concurso, originado no Rio de Janeiro. O objetivo do Special Editions é levar representantes de diversas cidades para o cruzeiro. Miami descreve, diante da pouca visibilidade da arte drag no país, a relevância do concurso. “Como produtora de eventos drags, minha missão é levar nossa arte para espaços não ocupados anteriormente, difundir e dar oportunidade para todos os tipos e estilos de artistas”.
Para a apresentadora, o concurso é um ponto de partida para ampliar e agregar a comunidade drag do Brasil. “Assim como fizemos em menor escala no Rio de Janeiro, que através dele (do concurso) novas relações surjam e junto tenhamos um senso mais amplo de comunidade”, diz Miami. Diante da diversidade do Brasil, ela explica que o concurso será um encontro com a cultura brasileira, considerando os participantes de diversas regiões, “proporcionando diversos momentos de troca e aprendizado para todos”, diz.
A nível pessoal, a arte drag tem lugar valoroso na vida de Miami. “Para mim a arte drag hoje é militância, resistência, é uma arte política e confortável para expressarmos nossas opiniões, celebrarmos nossas existências através do entretenimento”. A arte é presente em sua vida atual por meio de amizades e trabalho, mas sempre esteve também de outras formas.
“Desde criança. Minha primeira memória drag acontece com uns 10 ou 11 anos, num carnaval do Rio de Janeiro, com minha mãe e as amigas dela. Foi na Banda de Ipanema, que na época não era esse bloco gigantesco que é hoje, que eu vi as primeiras drags. Um grupo de quase 10 drag queens super montadas, produção incrível, todas com o mesmo figurino e cada uma usando uma gargantilha de strass com seus nomes cravejados! Essa memória ficou marcada em mim”, relata Miami Pink, compartilhando o valor que até os detalhes da arte drag têm para ela.
As seletivas acontecem até 21 de novembro, e o cruzeiro tem início em 14 de dezembro. O Drag Star Cruise é promovido pelo Grupo Qualité, em parceria com o Drag Star. O cruzeiro terá duração de 7 dias a bordo do MSC Orchestra, e propõe um espaço livre para os presentes se expressarem livremente, sem preconceitos.
Serviço
Drag Star Cruise – Special Editions (Curitiba – PR)
Data: 05 de setembro de 2024
Local: Ópera de Arame
Endereço: R. João Gava, 920 – Abranches, Curitiba – PR
Horário: 20h
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/drag-star-special-edition-curitiba