Com a conquista de duas obras finalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, a editora Appris marcará presença na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano. Com catálogo de mais de 12 mil livros publicados e há 14 anos no mercado, a editora disponibilizará para o público-leitor obras dos mais variados gêneros de seus quatro selos literários: Appris (acadêmico), Artêra (ficção), Artêrinha (infantis) e Sauvé (religiosos).
O evento ocorrerá de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, e os ingressos já estão à venda. O estande da Appris receberá 62 eventos de lançamento de seus autores ao longo dos dias de maior festa da literatura do país. O espaço contará com participação especial de Valeska Zanello, pesquisadora e professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, autora de “A prateleira do amor” e “Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação”. O nadador olímpico Eduardo Fischer também estará presente, ele é autor da autobiografia “Fischer de peito aberto: A trajetória de um atleta olímpico”. Outro destaque do estande será Julia Nomura, de 11 anos. Ela começou a escrever com 7 anos e vai lançar seu livro de poemas “As rimas de Julia”.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
“O ano de 2024 para nós está sendo de crescimento, além de ampliar nosso catálogo, cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de mais de 60 países. Estaremos na Bienal do Livro de São Paulo pela primeira vez e nossa expectativa é comercializar 6 mil exemplares dos mais de 200 títulos publicados pela editora nos últimos anos”, diz Sara Coelho, editora executiva da editora.
Sediada na cidade de Curitiba, Paraná, a Appris trabalha no modelo de coparticipação, onde o autor investe junto à editora em sua publicação. A editora oferece aos escritores todos os serviços competentes a uma publicação editorial completa e de qualidade, que oportuniza o sucesso às obras.
Confira a programação dos lançamentos:
06 de setembro – Sexta-feira
15h – Livro “Diferenciando a lombalgia: medicina tradicional chinesa e medicina ocidental“, de Daniel Gomes da Silva
“Uma análise abrangente da literatura científica e aprofundada dos quadros de lombalgia, explorando a Medicina Tradicional Chinesa”.
15h – Livro “Análise para o futuro: a visão e o pensamento sistêmico e as práticas de gestão estratégica, como modelo de gestão ágil, para melhoria de soluções de problemas e tomadas de decisões”, de Marili Siqueira da Silva
“A obra trata da visão e o pensamento sistêmico e as práticas de gestão estratégica, como modelo de gestão ágil, para melhoria de soluções de problemas e tomadas de decisões”
17h – Livro “O professor rock star”, de Denise Voltolini
“Em meio ao dia a dia em sala de aula e vida pessoal, o professor rock star sabe da sua importância na formação dos seus alunos e faz o melhor porque seu futuro também depende deles”.
17h – Livro ” As troianas: Eurípedes e Sartre”, de Sidney Barbosa
“Um texto altamente literário e filosófico que se tornou um clássico entre as reescrituras da dramaturgia antiga”.
19h – Livro “O homem que incomodava”, de Lecy José de Oliveira
“Entenderão melhor este comentário aqueles que, em algum período de suas vidas, tenham conhecido um regime de exceção, de esquerda ou de direita”.
19h – Livro “Rio, o Ori”, de Valesca Lins
“Rio, O Ori narra uma cidade arrastada pelo enxurro de muitas dores e delícias, pela complexidade dos interesses que a constituíram e que tem nos seus modos uma psicologia das ruas”.
7 de setembro – sábado
9h – Livro “Fischer de peito aberto: a trajetória de um atleta olímpico – A autobiografia do nadador olímpico Eduardo Fischer”, de Eduardo Fischer
“Na minha jornada de alegrias e tristezas, emoções e decepções, realizações e frustrações, eu só tenho uma certeza: faria absolutamente tudo de novo, do jeitinho que fiz na primeira vez”.
9h – Livro “Moda íntima da prática à teoria – Um guia com estruturas e fundamentos para o desenvolvimento de lingeries”, de Raquel Marinho
“Um livro amparado no contexto acadêmico decorrente dos estudos apurados no âmbito sociocultural, para atender aos anseios do corpo feminino na busca de uma moda íntima com requinte de beleza, sedução, conforto e funcionalidade”.
11h – Livro “Diferentes, mas cada um do seu jeito”, de Roberto Leandro de Araujo
“Superando o medo e as aparências, este livro conta como surgiu a inusitada amizade entre uma cabra, um cacto e um peixe”.
11h – Livro “Zezé! Oi? O quê?”, de Marcia Regina Oliveira Mattos
“Este livro descreve de uma forma leve e divertida a experiência de famílias cujos filhos têm deficiência auditiva parcial”.
13h – Livro “Eu e meu tio Lelê”, de Celma Maria da Silva Pedro
“Um grande passeio com muitas aventuras, alegrias e desafios”.
13h – Livro “O mundo encantado de Sofya”, de Sofya Julyana Moreira Cunha
“Esta é a segunda edição de seu primeiro livro — escrito aos 8 anos —, que, em março de 2023, foi reconhecido patrimônio cultural Serra-bentense”.
15h – Livro “Histórias lá de cima: a envolvente narrativa de uma ex-comissária de bordo sobre a vida nos ares”, de Inês Suzete Silveira D’Ávila
“Os episódios aqui reunidos oferecem ao leitor uma visão fascinante e única do universo da aviação que promete cativar os leitores ao narrar momentos marcantes, desafios e reflexões pessoais, levando-os a uma jornada emocionante pelas histórias que se desenrolam nos ares”.
15h – Livro “Pensamento racial brasileiro e a inclusão social da população negra: o papel da pedagogia antirracista”, de Luciana Nascimento
“O livro lança olhar sobre a ideologia racial brasileira e suas influências nas relações tecidas no campo social, incluindo os processos educacionais”.
17h – Livro “Caderno das emoções”, de Mayara Almeida
“O Caderno das emoções favorece a prática da educação emocional de forma lúdica e leve, por meio de atividades orientadas para desenhar, colorir, escrever, pensar, conversar e aprender sobre as emoções primárias e secundárias”.
17h – Livro “O que acontece com as borboletas no estômago?”, de Emmanuele Macaciel Portella do Nascimento
“(…) às vezes pulsam as borboletas e me querem fugir pelo esôfago é quando ardo em borbulhas e me pergunto por quê? Tomo leite de magnésio, o incêndio passa, mas eu continuo em chamas pelo avesso”.
19h – Livro “Bernardo: uma estrela brilhante”, Júlia de Souza Machado
“Era uma vez uma estrela brilhante! Essa estrela se chama Bernardo. Mas Bernardo nem sempre foi uma estrela…”
19h – Livro “Duas vezes amor”, de Marcela Parasmo Sánchez
“Audrey vive uma história digna das telas de cinema.Porém, um evento dramático surge em meio ao conto de fadas, destruindo seus planos e a forçando a encarar uma nova realidade”.
8 de setembro – domingo
9h – Livro “A vida contada pela morte”, de Thompson Adans
“Se você estivesse cara a cara com a morte, o que perguntaria a ela?”
9h – Livro “Entre o ideal e o real: das inquietudes humanas”, de João Batista da Silva
“Desde as minhas primeiras memórias, fui atravessado por dois polos: o Ideal e o Real. Assim se deu a construção de parte da minha subjetividade, por meio desses dois extremos antagônicos e paradoxalmente complementares”.
11h – Livro “Olivia e a casa mágica”, de Felipe Wasserman
“O segredo de uma casa feliz e cheia de imaginação é bem mais simples do que você imagina!”
11h – Livro “Lenço vermelho de sangue: um olhar sobre a Revolução Federalista de 1893”, de Ageu Nunes Vieira
“Uma abordagem cronológica dos principais eventos da revolução federalista de 1893”.
13h – Livro “Agradável anoitecer”, de Hamilton José Zanon
“Apresenta uma narração ficcional de fatos recheada de bom humor, entremeada com passagens que fazem o leitor pensar”.
13h – Livro “As rimas de Julia: segunda infância”, de Julia Nomura
“Descreve as emoções de uma criança dos 7 aos 11 anos, vivenciando fases de mudança cultural, pandemia e pós-pandemia”.
15h – Livro “Na trilha do progresso financeiro: organize e potencialize suas finanças”, de Márcio Alves Santiago
“Não importa a sua idade, sua profissão ou seu patrimônio, você pode ressignificar a sua relação com o dinheiro e transformar sua vida para melhor, acredite nisso”.
15h – Livro “Por que você desenha?”, de Ana Clara Santos Oliveira
“Sobre a importância do desenho e as suas possibilidades”.
17h – Livro “TI barata, resultados caros”, de Jorge Sidney Cardoso Junior
“Uma emocionante história sobre um jovem talentoso em Tecnologia da Informação, que se depara com o pior pesadelo de sua carreira”.
17h – Livro “Global Business você está preparado?”, de Nelson Ludovico
“Texto fundamental de estudo das transformações dos complexos cenários e dos desafios enfrentados no âmbito dos negócios globais”.
19h – Livro “Ontologia de uma vida”, de Marcio Mafra e Cristiane de Paula Mafra
“Esta obra, análoga ao abismo entre os sentidos de vida e existência, expõe o obscurantismo entre a minha existência e a disforia de gênero”.
19h – Livro “Saudades do que estar por vir”, de Djair Pinho Alves
“As lutas e perseguições que nos são impostas por Satanás e seus seguidores são implacáveis, isso pode nos levar ao esfriamento espiritual de que nos fala o apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo”.
10 de setembro – terça-feira
15h – Livros “Aurora”, de Ivaldo Meneses Pimenta
“Discursos impetuosos, vorazes e corajosos, combinados a uma voz rouca que soava como música, delineavam a grandeza e beleza de Isabela’.
11 de setembro – quarta-feira
13h – Livro “Memórias de Sofia”, de N. Felix
“Sofia é uma personagem que vive situações que a fazem mudar seu jeito, sua forma de enxergar a vida e sua condição no mundo”.
15h – Livro “EJA – Uma educação para e com educandos adultos em meio à pandemia… A busca de uma escola de educação de adultos por novos caminhos para a efetivação de seu fazer educativo”, de Kely Cristina Santos
“Conceber a educação fora do ambiente escolar, através de atividades não presenciais, requer dos educadores re?etir sobre a visão que têm do processo de ensino e do processo de aprendizagem”.
17h – Livro “ Acessibilidade digital em conteúdos didáticos para pessoas com deficiência intelectual”, de Christiane de Melo Cabral
“Escrito sob a perspectiva de análise e contribuições da acessibilidade à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento comunicacional de pessoas com deficiência intelectual”.
12 de setembro – quinta-feira
13h – Livro “A transformação digital na educação: Da teoria à prática”, de Alexsandro Sunaga e Maria Alessandra Dubowski Nascimento
“Em um mundo onde a tecnologia permeia cada aspecto de nossas vidas, como a educação pode adaptar-se, evoluir e prosperar?”
13 – Livro “Leitura e cárcere: (entre)linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena”, de Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset
“A leitura é só uma moeda de troca dos presos pela diminuição de dias da pena na prisão ou pode provocar neles reflexões e identificação?”
15h – Livro “A bailarina e a flor”, de Fernanda King.
“A bailarina se preparou muito para o grande dia, só que estava muito nervosa. E algumas coisas não saíram conforme o esperado…”
13 de setembro – sexta-feira
13h – Livro “A teoria de tudo social: democracia LTDA”, de Iago Y. A. Seo
“A democracia representativa está corrompida e obsoleta. Está na hora de falarmos sobre isso”.
15h – Livro “A fada Fabi”, de Isis De Azevedo Oliveira Fedel
A fadinha apressada não imaginava que estava prestes a encarar uma grande missão e guardar para sempre uma valiosa lição: o tempo do tempo é o tempo que a natureza dá”.
17h – Livro “Do Planejamento à elaboração: programa formativo docente em tecnologia assistiva na área da deficiência visual voltado para redes de ensino”, de Adriana Da Silva Maria Pereira
“Uma obra que apresenta contributos significativos no campo da formação para graduandos de cursos de licenciatura, mestrandos e profissionais da educação”.
17h – Livro “Deu tempo…O nascer de um novo dia”, de Milton Moretto
“Mensagens que deixam transparecer belas comparações e pensamentos positivos”.
19h – Livro “Parrudinho e seu novo amiguinho Pingo”, de Adriana da Silva Maria Pereira
“Com um olhar sensível e cheio de beleza, o Parrudinho vai despertar em você a sua criança interior”.
19h – Livro “Caixa de lápis de cor: crônicas para colorir a vida”, de José Tiago Farias Batista
“Em todo fazer racional ecoam liras e sorrisos. Em Caixa de Lápis de cor: crônicas para colorir a vida, você vai mergulhar no mundo de possibilidades dos textos genuínos”.
14 de setembro – Sábado
9h – Livro “O bebê que venceu a leucemia”, de Valéria Rodrigues
“Quem nunca perdeu a esperança? Nesta história real e cheia de acontecimentos inexplicáveis, um bebê de três meses de idade tem uma única chance de viver”.
9h – Livro “Maturidade: recomeço”, de Livergídia de Souza Silva
“Poderão Melina e Henrique pagar o alto preço da ousadia de serem felizes ou perecerão sob o peso da ignorância familiar?”
11h – Livro “No tempo de sol”, de Natalia Corrêa Porto Fadel Barcellos
“A história de Sol, uma menininha sonhadora, e sua mãe Luna, uma mulher batalhadora.”
11h – Livro “Pés descalços: a lei de cotas veio para ficar”, de Sérgio José Custódio
“Narra a história de uma luta vitoriosa protagonizada pela juventude negra e periférica em nosso país: as ações afirmativas para ingresso nos cursos de graduação das Universidades públicas e privadas brasileiras”.