Na tarde de sexta-feira, 13, o candidato a prefeito de Curitiba, Luizão Goulart, recebeu o presidente do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná), Adriano Esturilho e o coordenador de Arte Negra, Izidoro Diniz. Na ocasião foi apresentado a Luizão, propostas para a implementação do Programa de Governo Municipal para o Setor Cultural.
Luizão assumiu a responsabilidade de fazer uma revisão da lei de estrutura do plano de cargos e salários dos servidores e a realização de concurso público para o aumento do quadro de pessoal da Fundação Cultural de Curitiba. Entre os compromissos com a classe artística, está a garantia total dos 3% da arrecadação de IPTU + ISS em projetos culturais por meio do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba, no Mecenato de renúncia fiscal e no mecenato subsidiado. “Hoje a prefeitura investe na cultura na cidade através do Mecenato e Fundo Municipal de Cultura, fica apenas entre 0,7 a 0,8% do ISS e IPTU, quando por lei poderia investir por esse mecanismo até 3%. Por isso, uma parte tão pequena dos fazedores de arte e cultura tem acesso”, comentou Adriano Esturilho.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Luizão também firmou o compromisso em manter os eventos e festivais existentes no calendário oficial da cidade, como o pré e o carnaval de Curitiba, Festival da Palavra, Oficina de Música e Natal de Luz. Luizão também vai inserir na programação comemorativa do Mês da Consciência Negra ao calendário oficial da cidade. “É importantíssimo fomentar e promover cada vez mais ações afirmativas para a igualdade de oportunidade para pessoas negras e indígenas. Combatendo o racismo e o apagamento”, disse Izidoro Diniz.
“Investir na arte e na cultura é fundamental para qualquer cidade. Vamos apoiar os artistas locais promovendo eventos culturais e criando novos espaços de cultura, levando arte para todas as regionais de Curitiba”, finalizou Luizão