A pluralidade musical do curitibano Ravi Brasileiro, encontra a potência sonora da pernambucana Flaira Ferro, em Amor Livre, o novo single do multiartista, com a produção musical assinada por Eduardo Rozeira (A Banda Mais Bonita da Cidade, Banda Notívagos e SulRound). O novo single do cantor e compositor Ravi Brasileiro está disponível pelas plataformas de streaming.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Com 26 anos de trajetória, Ravi Brasileiro se depara com um novo desafio, onde a música é o fio condutor escolhido por ele para despir a sua fragilidade sentimental sobre amores fluídos.
Amor Livre é uma composição do próprio Ravi Brasileiro, onde o cantor compartilha a sua ansiedade em busca de relações além da superficialidade.
“Depois de um término, e ansioso em viver novas relações que fossem além do superficial, eu fui estudar sobre a não-monogamia. Amor Livre é um aprendizado sobre o amor que não tem a posse sobre o outro. É também sobre saber se escolher e se respeitar em meio ao processo. É uma liberdade para todos se entenderem com as suas questões, e se relacionarem com mais verdade e clareza sobre o que se sente”, reflete o compositor.
Ainda que a sutileza pueril sobre os laços afetivos ressignificados por Ravi tenham proporcionado experiências viscerais para que Amor Livre abrangesse toda forma de amar, para Flaira Ferro a parceria possibilitou outras reflexões.
“Não tenho o hábito de compor sobre o amor romântico. As coisas que eu escrevo, com mais naturalidade, geralmente são sobre temáticas sociais de empoderamento pessoal e coletivo. Quando ouvi a música, achei interessante a mensagem de amar sem querer controlar o outro. Esse amor que é livre de abusos, distorções e manipulações me interessa e por isso achei bacana gravar a canção”, analisa a artista pernambucana.
Entre pesquisas e inspirações para a composição de Amo Livre, Ravi Brasileiro foi ao âmago da sua resiliência. À flor da pele, o desenvolvimento da letra verve entre o carnal e o empírico. Contudo, à busca pela compreensão e a vivência não-monogâmica, foram alicerces norteadores para o auto-entendimento do próprio amor livre de Ravi.
“Mesmo as relações efêmeras podem ser profundas e verdadeiras. Ainda assim, aprendi que algumas relações se dissolveram por falta da prioridade. Cheguei a me sentir solitário, até que nessa onda do amor livre, ainda compondo a música, comecei um relacionamento bem especial, e nossa parceria tem tudo que essa música traz”, revela o compositor.
Ravi Brasileiro
Ao longo de quase três décadas, Ravi Brasileiro é reconhecido como cantor, compositor, dançarino e empreendedor cultural. A brasilidade é uma característica em seu trabalho desde a sua estreia nos palcos com a direção de Milton Karam e Simone Cit, com o Coral Brasileirinho, na década de 1990.
Em sua discografia, estão os singles Come Cru e Tira Dez (2016) e O Vislumbre da Terceira Idade (2022). Ravi também lançou em 2018, o EP Quiçá Que Sacudisse e em 2021, lançou a versão em álbum, ao vivo no Teatro Paiol, com as participações especiais de Janaina Fellini, Laura Binder e Otto Brasileiro.
Do seu álbum de estreia Na Trilha do Elo e elas perdidas (2009), cinco anos depois, com o álbum Cortinas Abertas (2014), Ravi projetou a sua trajetória internacional com shows pelo México e Guatemala.
Em 2024, lança o seu novo projeto 7por2, com a participação especial de diversos artistas consagrados da música brasileira.
Flaira Ferro
Flaira Ferro é cantora, compositora, dançarina e arte educadora. Formada em Comunicação Social pela UNICAP, há mais de 25 anos atua em criações ligadas às danças populares de Pernambuco.
Lançou 3 discos de música autoral, sendo eles: Cordões Umbilicais (2015) , Virada na Jiraya (2019) e Áua (2023) e consolidou uma identidade poética profundamente ligada ao autoconhecimento.
Através de seus projetos circulou por mais de 10 países entre América Latina, Ásia, América do Norte e Europa. Atualmente está em processo de finalização do quarto álbum que será lançado em 2025 com canções inéditas.