Messalina, de Honor Cargill-Martin – Crítica
Uma imperatriz ficou conhecida como uma ninfomaníaca maquiavélica por conta de historiadores romanos. Nesta obra, a classicista Honor Cargill-Martin reavalia uma das figuras femininas mais caluniadas e subestimadas da História Antiga. Ao ir além das anedotas sensacionalistas, a autora descobriu uma mulher que conseguiu afirmar sua posição no mundo predominantemente masculino na política imperial romana. O autor pretende contextualizar a história de Messalina e recuperar a humanidade de uma história de vida anteriormente limitada pelos meandros da política de alto nível e pelo patriarcado.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

E eu, não sou uma intelectual?, de Bárbara Carine – Planeta
Obra é no estilo de manual de sobrevivência acadêmica, em que a autora apresenta caminhos possíveis para pensar uma intelectualidade emancipadora, e não limitadora, de nossos saberes. Rompe com o modelo único de intelectualidade imposto pela ótica brancocêntrica, sobretudo a partir das tensões sociais, raciais e de gênero que moldam e administram os espaços de desenvolvimento e difusão do conhecimento, promovendo uma verdadeira descolonização do pensamento.

A exploração do Brasil, de Thales Guaracy – Planeta
Obra encerra a trilogia Formação do Brasil, escrita pelo jornalista e cientista social Thales Guaracy. No último século pesquisado, Thales busca reconstituir a história nacional para entender os atrasos que impactaram toda a nação e que, segundo o autor, refletem a fonte dos maiores males, assim como, as incontáveis virtudes do povo brasileiro.

Box – As aventuras de Mike, de Gabriel Dearo e Manu Digilio
Coleção dos quatro volumes da série que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

Vida longa ao mal, de Sarah Rees – Planeta Minotauro
Estreia na ficção adulta da autora, que já escreveu para grandes franquias young adults, como Shadowhunters, Winx e o Mundo sombrio de Sabrina. A obra combina humor e fantasia, trazendo Rae, a protagonista, que utiliza gírias modernas em um cenário medieval, resultando em situações hilárias e inesperadas.

O familiar, de Leigh Bardugo – Planeta Minotauro
Livro que mescla romance histórico e magia da autora best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil. Numa casa simples, numa rua mais simples ainda, na nova capital Madrid, Luzia Cotado recorre a pequenos truques de magia para enfrentar os seus intermináveis ??dias de trabalho como auxiliar de cozinha. Mas quando seu ambicioso patrono descobre que a humilde empregada escondida na cozinha tem medo de fazer pequenos milagres, ela exige que Luzia use seus talentos para promover a posição social da família.

Godori, de Elaine U. Cho – Planeta Minotauro
Ocean Yoon nunca se sentiu conectada à sua herança coreana, apesar de ser descendente de uma linhagem de haenyeo, as tradicionais mergulhadoras de Jeju. Além disso, desde que uma missão deu errado e ela ficou conhecida por ser um tanto impulsiva com sua arma, Ocean não é bem-vinda na Aliança – a agência espacial coreana que domina o sistema solar. Quando seu melhor amigo, Teo, o segundo filho do império Anand Tech, é falsamente acusado de assassinar a própria família, Ocean e sua tripulação se veem forçados a se envolver em um conflito ideológico. Em uma aventura emocionante pelo sistema solar, repleta de ação intensa e uma história de romance envolvente, Godori também aborda questões profundas, como colonialismo e capitalismo.

A prova da vida além da vida, de Raymond A. Moody e Paul Perry – Planeta
A prova da vida além da vida traz a resposta definitiva para a pergunta mais urgente da humanidade: O que acontece quando morremos? Responsável por cunhar a expressão experiências de quase-morte (EQM) em 1975, Raymond A. Moody se une ao autor best-seller do The New York Times Paul Perry em um livro inovador que combina quase cinquenta anos de pesquisa sobre a vida após a morte e experiências de quase-morte para fornecer provas da existência da alma e da vida após o fim.

O nazista e o psiquiatra, de Jack El-Hai – Planeta
A história real por trás de um dos principais julgamentos decorrentes do fim do Holocausto. Um estudo sobre a origem da crueldade humana. Preso em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, Hermann Göring foi levado a um centro de detenção administrado por norte-americanos, em Luxemburgo. No mesmo centro de detenção, estavam outros membros da elite do regime nazista: o almirante Döz, o comandante das forças armadas Wilhelm Keitel e seu vice Alfred Jodl, o mentalmente instável Robert Ley, o suicida Hans Frank e o propagandista pornográfico Julius Streicher. Ao todo, cinquenta e dois nazistas de vários escalões permeavam o lugar. Dentre todos esses nomes, a figura de destaque e dominância era Göring. Para garantir que os cativos estivessem aptos para o julgamento em Nuremberg, o exército dos EUA enviou o capitão Douglas McGlashan Kelley, um psiquiatra ambicioso, a fim de supervisionar o estado mental dos prisioneiros durante a detenção.

Pimentas, de Rubem Alves – Paidós
Repleto de crônicas que iluminam as simplicidades e complexidades do cotidiano, Pimentas, de Rubem Alves, é um convite irresistível a pensar e sentir, com ideias que provocam e aquecem a mente, assim como uma pimenta incendeia o paladar. Mais que uma leitura, Pimentas é companhia. Cada página é um presente que conforta, ensina, transforma. Ao fim, percebemos que ninguém sai ileso da convivência com Rubem Alves: ele nos conecta à nossa humanidade com uma sabedoria que só os grandes mestres sabem oferecer.
