
A mais recente pesquisa de opinião pública do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (27), revela um cenário favorável ao senador Sergio Moro (União Brasil) na corrida pelo Governo do Paraná em 2026. O levantamento, realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro, entrevistou 1.652 eleitores em 64 municípios do estado e apresenta uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Sergio Moro desponta na liderança
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam espontaneamente seus candidatos, a maioria (72%) não soube ou preferiu não opinar. No entanto, entre os nomes mencionados, o governador Ratinho Junior (PSD) foi o mais citado, com 17,2% das menções.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Nos cenários estimulados, em que os nomes são apresentados aos eleitores, Moro lidera com folga. No primeiro cenário testado, ele aparece com 49% das intenções de voto, seguido por Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba, com 26%. Guto Silva (PP) e Enio Verri (PT) aparecem com 6,1% e 5,2%, respectivamente.
Outros cenários mantêm Moro na dianteira, com variações entre 47% e 56% das intenções de voto, dependendo dos adversários. Seu desempenho é consistente em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade, sendo maior entre os eleitores economicamente ativos (PEA) e aqueles com ensino superior.
Corrida pelo Senado também tem Ratinho Junior na frente
O levantamento também mediu a intenção de voto para o Senado. Na pesquisa espontânea, 86,1% dos eleitores não souberam ou não opinaram. Entre os nomes citados, Sergio Moro (1,6%) e Ratinho Junior (1,5%) lideram as menções espontâneas.
Nos cenários estimulados, Ratinho Junior aparece como favorito, com 47,8% das intenções de voto, seguido por Roberto Requião (sem partido) com 31,7%. Outros nomes que aparecem com destaque são Cristina Graeml (sem partido), Filipe Barros (PL) e Deltan Dallagnol (NOVO), mas com percentuais inferiores a 20%.
Aprovação da gestão Ratinho Junior segue alta
A pesquisa também avaliou a gestão do governador Ratinho Junior. Segundo os dados, 82,7% dos entrevistados aprovam a administração estadual, enquanto 14,8% a desaprovam e 2,5% não souberam ou não opinaram.
Os números representam um crescimento na aprovação do governador em relação a levantamentos anteriores. Em outubro de 2022, por exemplo, Ratinho Junior contava com 73,9% de aprovação. Desde então, seu índice vem subindo, atingindo 76,9% em 2023, 78,6% em março de 2024 e agora alcançando seu maior patamar na série histórica.
Com esses dados, o governador Ratinho Junior surge como uma figura influente na disputa para o Senado, ao passo que Sergio Moro consolida sua posição como principal nome na corrida pelo Governo do Paraná.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2025. A amostra de 1.652 eleitores é representativa da população do estado e foi selecionada considerando critérios como gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O cenário eleitoral segue dinâmico e deve evoluir conforme novos nomes entrem na disputa e os debates eleitorais ganhem força nos próximos meses.