
O 13.º Festival de Cinema de Pinhais (FestCine) anunciou as produções vencedoras de 2025. Estavam concorrendo dezenas de filmes representando 19 estados brasileiros. O Prêmio Destaque Pinhais, que condecora artistas locais, foi para o filme “Pinhais através de outras lentes”, pelos cineastas Thais Kashima e Bruno França.
O FestCine é uma das iniciativas da Prefeitura de Pinhais para fomentar a produção audiovisual na cidade e difundir esse meio de expressão artística. A organização e execução são da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento de Cultura. A Semel também organizou um Workshop de Cinema no sábado, 26 de abril, com oficina de roteiro e filmagem, também com o objetivo de qualificar novos talentos na área.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Em um vídeo com a premiação oficial, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, agradeceu a todos os participantes e equipe responsável. “O 13.º Festival de Cinema foi um sucesso absoluto. Quero agradecer muito às equipes organizadoras desse grandioso evento, desse grandioso festival. Estou muito feliz como prefeita de ver o cinema independente do país sendo potencializado, sendo fortalecido”, afirmou.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro, o festival é muito concorrido, e boas produções ficaram de fora da premiação. “Vocês que são de Pinhais, do Paraná e do Brasil engrandeceram a cultura da nossa cidade de Pinhais”, declarou. “Nosso compromisso é continuar promovendo eventos que inspirem, que eduquem e unam nossa comunidade por meio da arte”, afirmou a diretora do Departamento de Cultura, Damiane Mançasz.
Exibição dos filmes
Os filmes selecionados estão sendo exibidos no Auditório da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para alunos de escolas estaduais e outros espectadores interessados. As sessões ocorrem às 14h, com indicação etária de 12 anos, nesta terça (30) e quarta-feira (31). Haverá uma sessão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Weissópolis, na terça-feira (30), às 20h. Nesse caso, a indicação etária é 14 anos.
Representantes de dois filmes vencedores estiveram presentes em uma das sessões de exibição. O ator Joel Cambraia é de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e participou do filme “Tudo de Novo”. Ele ficou satisfeito de representar os colegas em Pinhais, o que aconteceu por causa de um compromisso familiar em Curitiba com a filha Rafaela e a esposa Tânia, que também assistiram à sessão das produções premiadas. “Ficamos muito felizes, este é o primeiro festival que o filme participa”, contou.
A cineasta Thais Kashima, de “Pinhais Através de Outras Lentes”, também levou familiares para a sessão. Nesse caso, os dois também participaram do curta: Rogério Eggers, o pai, compôs uma música especialmente para o filme; Elizabete Kashima, mãe dela e artista visual, produziu a arte de capa. Segundo ela, receber a premiação por um projeto em família foi ainda mais emocionante. “Minha reação foi muito emotiva, espontânea. Fiquei muito feliz, surpresa, pois sei que há muitos artistas talentosos aqui em Pinhais”, acrescentou.
Premiados
O júri do 13.º FestCine foi composto por especialistas na área artística e contou com a participação da jurada especial Luci Ortega. Veja os selecionados:
- Curta-metragem (classificação livre)
Desenho de som: “Última geração”
Fotografia: “Tudo de novo”
Roteiro: “Última geração”
Direção: ´”Última geração”
Filme: “Última geração”
Intérprete: Joelma Rannov em “Tudo de Novo”
- Curta-metragem
Animação: “Pioinc”
Documentário: “E o Morro desceu o Carnaval”
Roteiro: “Dependências”
Direção: “A Casa Amarela”
Filme: “A Casa Amarela”
- Longa metragem
Filme: Três Atos de Moisés
Intérprete: Pérola Faria em “Caminhos da Esperança”