
Em São Paulo, o dia 22 de maio é o “Dia de Rita Lee”. Esta data foi instituída por lei, em homenagem à cantora e compositora, e é celebrada em reconhecimento ao seu legado na música brasileira. Embora nascida em 31 de dezembro, Rita escolheu 22 de maio como o dia de sua festa, pois também é o dia de Santa Rita de Cássia. E nessa exata data (22), próxima quinta-feira, estreia seu documentário “Ritas”.
Maio também é o mês que completa data de falecimento da artista. Muito além de uma homenagem, o documentário abordará vários aspectos da vida da cantora. As várias “Ritas”. A fase do início da carreira, sua vida amorosa, a Rita mãe, filha e amiga. Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
Considerada a rainha do rock brasileiro, Rita arrastou multidões de fás pelo país. E agora, eles poderão ver todas as suas versões e relatos inéditos em suas últimas entrevistas. Como ela lidava com o processo do envelhecimento e a finitude.
Além de tudo, podemos considerar o documentário como musical. Por ser uma delícia relembrar cada sucesso, vê-la no palco, em shows, em entrevistas. Com direção de Oswaldo Santana e codireção de Karen Harley, o documentário te levará em uma viagem no tempo, e vale a pena conferir a obra nas telonas.
Nota: 10/10
FICHA TÉCNICA
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem: DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes
Foto: Divulgação

Confira o Trailer: