
Artista de grande talento e rebeldia, a compositora Chiquinha Gonzaga ganha uma grande homenagem musical com a estreia de um espetáculo inédito. A orquestra Ladies Ensemble apresenta no dia 12 de julho, às 18h30, no Auditório Regina Casillo, o concerto “Chiquinha Gonzaga na Colombo”, que revisita os grandes momentos da carreira deste ícone da música e da luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
Os ingressos custam a partir de R$ 15 e tem venda antecipada no site Disk Ingressos – https://shre.ink/xZBe – ou na hora nas bilheterias do auditório.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
A montagem faz parte do Plano Anual do Solar do Rosário, que até o final de 2025 traz uma série de apresentações da orquestra feminina, a primeira do país, e também encontros literários com escritores brasileiros. O projeto é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, GRASP, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose, além de apoio da FCC – Fundação Cultural de Curitiba. Conta com a coordenação geral de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar.
Com regência de Alexandre Brasolim e direção artística de Fabiola Bach Akel, o concerto reúne os grandes clássicos de Chiquinha e também composições que escreveu para operetas e teatro. Mas vai além, trazendo também inserções de textos curtos, entre as músicas, que resgatam passagens da vida desta grande artista, reconhecida pelo pioneirismo em diversas frentes. Ela foi a primeira musicista de choro, autora da primeira marcha de carnaval – “Ó Abre Alas”, em 1899 – e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, entre muitos outros atos ousados para a época. Uma época, aliás, na qual apenas trabalhar fora de casa já era algo pouco usual, e muitas vezes reprovado, para uma mulher.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu em 1847, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1935, na mesma cidade, então capital do país. Nessa trajetória, marcou profundamente a cultura e sociedade brasileira. Uma mulher muito a frente do seu tempo, foi abolicionista, republicana e enfrentou o conservadorismo da época que relegava às mulheres ao segundo plano. Nas artes, também teve o mérito de introduzir a música popular brasileira nos salões elegantes. Nesse sentido, é famosa a passagem na qual a música “Corta jaca”, de autoria dela e Machado Careca, foi tocada ao violão em uma recepção do Palácio do Catete, sede do governo federal, pela própria primeira-dama do Brasil, Nair de Teffé. Muitos gostaram, e outros ficaram escandalizados com a ousadia.
Para celebrar esta inspiradora história de vida, esta montagem inédita das Ladies Ensemble traz um repertório marcado pela alegria e leveza da música de Chiquinha, como conta a diretora artística e musicista da orquestra, Fabiola Bach Akel. “Traremos os grandes momentos da carreira dela, incluindo composições para encenações em operetas, que serão interpretadas com a participação de dois cantores líricos convidados, Ana Paula Machado e Daniel Soufer”, explica.
Segundo Fabiola, a o título “Chiquinha Gonzaga na Confeitaria Colombo” é uma homenagem ao mítico endereço que reunia artistas na efervescente cena carioca, muito frequentado pela compositora, onde ela passou muitos bons momentos e outros nem tanto. “Buscamos esta ambientação para fazer as intervenções com textos curtos que, entre uma música e outra, vão recontar momentos marcantes da vida dela”, conta Fabiola. “Nosso objetivo é homenagear esta grande artista e mulher. Como somos uma orquestra formada exclusivamente por mulheres, nos honra muito apresentar este espetáculo”.
No programa estão as composições “Atraente”, “Corta jaca”, “Lua Branca”, “Meditação”, “Saci Pererê”, “Annita”, “Carlos Gomes”, “Dueto Alfredo e Fina” (Forrobodó), “Luiz e Rosa” (festa de São João), “Dueto dos pombos” (colégio de senhoritas) e “Luminárias e Diabo” ( A bota do Diabo).
“Chiquinha Gonzaga na Colombo” – Espetáculo da orquestra Ladies Ensemble, dentro do Plano Anual 2025 Solar do Rosário.
Quando: única apresentação no dia 12 de julho de 2025 (sábado), às 18h30.
Local: Auditório Regina Casillo (Solar do Rosário)
Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR
Ingressos: a partir de R$ 15
Vendas no Disk Ingressos: www.diskingressos.com.br/evento/599/12-07-2025/pr/curitiba/chiquinha-gonzaga-na-colombo-com-orquestra-ladies-ensemble