
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira (16), às 9h30, no plenário 4, uma reunião para discutir os impactos do aumento das tarifas dos Estados Unidos na economia brasileira. O evento foi solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).
A discussão ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar, na semana passada, uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Em carta pública ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou a medida com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), mencionando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como “vergonha internacional” e acusando o Brasil de atacar eleições livres e censurar redes sociais americanas.
A decisão foi criticada por vários deputados.
Já os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e senador Davi Alcolumbre, emitiram nota conjunta à imprensa afirmando que o Congresso Nacional está pronto para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da economia brasileira. Para eles, a decisão dos EUA deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.
Aço e alumínio
Representantes do setor já alertam para os riscos. Em audiência na Câmara na semana passada, a diretora de assuntos institucionais do Instituto Aço Brasil, Cristina Yuan, disse que a tarifa “inviabilizará a exportação de aço e alumínio”.
Ela ressaltou ainda que, ao diferentemente do alegado por Trump, a balança comercial Brasil e Estados Unidos é superavitária para os norte-americanos.