
A Tecer Teatro – Arte, Educação e Cultura vai realizar no mês de agosto a circulação do aclamado espetáculo teatral ‘Jardim – um solo poético para crianças”, conhecido agora como ‘Jardim na Árvore’, em seis cidades do interior do Paraná: Reserva do Iguaçu, Chopinzinho, São João, Renascença, Marmeleiro e Mandaguaçu. Ao todo, serão 18 apresentações, sendo 12 delas dirigidas especialmente aos alunos e professores da rede pública de ensino e seis abertas ao público em geral.
O projeto carinhosamente apelidado de ‘Jardinárvore’ propõe entretenimento, arte, educação e cultura, em harmonia com a natureza, em meio ao coração das cidades. As apresentações serão realizadas em espaços públicos ao ar livre onde a cena teatral se integra ao ambiente externo. “Foram quase dez anos de apresentações em teatros, portanto, será desafiador e, ao mesmo tempo, instigante realizar sessões em espaços abertos com interferências externas. A ideia é que essas interferências dialoguem com a narrativa e com a personagem da peça, despertando novas sensações e emoções”, conta Fabiana Ferreira, idealizadora e produtora do projeto.
“Ao ocuparmos os espaços urbanos, já tão conhecidos dos moradores destas cidades, estamos fazendo um convite para que eles estejam pertinho da gente. Nosso intuito é aproximar e encantar o público que se desloca até o local para ver o trabalho e também aqueles desavisados que, eventualmente, estejam passando por ali”, explica.
Além das apresentações, o projeto vai oferecer também em cada município a oficina ‘Corpo Acrobático’, dirigida a crianças de 7 a 9 anos, e a palestra voltada aos professores da educação infantil intitulada ‘Jardim – ser e estar em constante construção’.
As oficinas, palestras e apresentações dirigidas aos alunos da rede pública serão realizadas mediante prévio agendamento junto às Secretarias de Educação dos municípios beneficiados pelo projeto.
Todas as atividades são gratuitas.
As apresentações abertas ao público contarão com intérprete de libras.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Com tema profundo e existencialista o espetáculo ‘Jardim na Árvore – um solo poético para crianças’, protagonizado pela atriz Marina Prado, convida os pequenos a fazerem reflexões filosóficas através do jogo de palavras do texto, escrito em forma de poesia e de seu cenário deslumbrante. Viver e morrer: brotar, crescer, dar frutos e voltar a ser semente, são questões que permeiam a essência matriz do trabalho.
A dramaturgia é de Ana Carolina Santana e a direção artística de Cristine Conde, que também assina cenário e figurino.
“Criamos uma fantasia sobre a existência, contemplando a vida e a passagem do tempo por meio de um jardim, um terrário fantástico”, declara Fabiana. A montagem é uma partitura de imagens, sons e movimentos com grande impacto visual. Um espetáculo sensorial, artesanal, delicado que envolve a criança em um universo poético, para falar de coisas reais por meio da cativante personagem ‘Aurora’.
Parcerias: Prefeituras Municipais de Reserva do Iguaçu, Chopinzinho, São João, Renascença, Marmeleiro e Mandaguaçu.
Projeto viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura /Governo do Estado do Paraná. Apoio: Copel
Serviço:
O quê: Espetáculo Teatral ‘Jardim na Árvore – um solo poético para crianças’
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos
Realização: Tecer Teatro – Arte, Educação e Cultura
DATAS DAS APRESENTAÇÕES ABERTAS AO PÚBLICO:
Obs.: Na sequência das apresentações haverá conversa com o público sobre o espetáculo.
RESERVA DO IGUAÇU
Dia: 10/08 (domingo)
Horário: 16h
Local: Pátio Externo da Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu
Endereço: Avenida 4 de Setembro, 614 – Centro
Em caso de chuva este evento será transferido para o Centro de Eventos – Avenida das Nações, 197 – Jardim Europa
CHOPINZINHO
Dia: 13/08 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Pátio da Casa de Cultura
Endereço: Avenida XV de novembro, 4872 – Cristo Rei
Em caso de chuva este evento será transferido para o Anfiteatro David Rogos Schmitz – Rua Frei Everaldo, 399 – Centro
SÃO JOÃO
Dia: 16/08 (sábado)
Horário: 16h
Local: Estacionamento da Prefeitura Municipal de São João
Endereço: Avenida XV de Novembro, 951
Em caso de chuva este evento será transferido para a Casa da Cultura de São João – Rua General Osório, 140
RENASCENÇA
Dia: 17/08 (domingo)
Horário: 16h
Local: Praça Municipal Ivaldino Gobbi
Endereço: Avenida Castelo Branco, 681 – Centro
Em caso de chuva este evento será transferido para o Centro de Eventos Geraldo Giacomini – Rua Marechal Hermes da Fonseca
MARMELEIRO
Dia: 20/08 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Praça Central de Marmeleiro/Praça da Prefeitura
Endereço: Avenida Macali, 255 – Centro
Em caso de chuva este evento será transferido para o Centro de Capacitação de Professores / anexo à Prefeitura – Avenida Macali, 255 – Centro
MANDAGUAÇU
Dia: 22/08 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Parque Lagoa Dourada/Lagoão
Endereço: Av. Gregório Baliski, 231 – Residencial Lagoa Dourada
Em caso de chuva este evento será transferido para o Anfiteatro Santo Carraro (Rua Luiz Lonardoni, 177).
Ficha Técnica:
Realização: Tecer Teatro – Arte, Educação e Cultura
Idealização, produção executiva e palestrante – Fabiana Ferreira
Atriz e facilitadora de oficina para crianças – Marina Prado
Direção artística, cenários e figurino – Cristine Conde
Dramaturgia – Ana Carolina Santana
Trilha sonora – Álvaro Antonio, Vadeco Schettini e Cristine Conde
Maquiagem – Andréa Tristão
Produção local – Sergius Ramos
Operação de sonoplastia e registro videográfico – Tiago Constante
Montagem aérea – Márcio Júnior
Registro fotográfico – Jon Lenno Cruz
Intérpretes de libras – Jussara Schneider e Ítalo Oliveira Materaggia
Identidade visual e alimentação de blog – Camila Bonamigo
Criação de vídeos promocionais – Lux Sonora
Assessoria de imprensa e gestão de redes sociais – Glaucia Domingos
Assessoria jurídica e auxiliar administrativa – JusÁrt Projetos e Malu Canonico
Acompanhe o projeto: https://jardimmetaforadavida.blogspot.com/
Saiba mais: https://www.tecerteatro.com/
Instagram: @tecerteatro