
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que torna obrigatória a instalação de hidrômetros individualizados para aferição do consumo de água em novas edificações residenciais e comerciais.
O relator, deputado Icaro de Valmir (PL-SE), recomendou a aprovação do texto. “A previsão de hidrômetros individuais contribui diretamente para a modernização da infraestrutura predial e para a racionalização dos recursos hídricos”, disse.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O autor da proposta, deputado Júlio Lopes (PP?RJ), explicou que, atualmente, as contas mensais de água costumam ser enviadas ao condomínio de forma global e rateadas de maneira igual, o que favorece quem consome mais.
Segundo Júlio Lopes, o objetivo da proposta é promover a economia e o uso racional da água. “Estudos apontam que, com a individualização, os condomínios apresentam redução do consumo de água em torno de 30%”, afirmou.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.