As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas que surgem nos membros inferiores devido à insuficiência das válvulas venosas. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), esse problema circulatório afeta principalmente mulheres e está associado a fatores como sedentarismo, obesidade e histórico familiar.
Os sintomas das varizes incluem sensação de peso, cansaço, inchaço, coceira e queimação nas pernas. O médico angiologista e o cirurgião vascular são os profissionais habilitados para atuar no diagnóstico e tratamento, que pode ser clínico, endovascular ou cirúrgico, dependendo do tipo e da localização das veias.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Dr. Vinicius Bignatto, cirurgião vascular do Centro Médico Alto de Pinheiros, aponta que alguns perfis de pacientes são mais suscetíveis a desenvolver varizes. Segundo ele, gestações múltiplas e flutuações hormonais são fatores que tornam as mulheres mais propensas.
“Ter pais ou avós com varizes aumenta muito as chances, assim como o avanço da idade, pois as paredes das veias e suas válvulas podem se enfraquecer com o tempo. Além disso, profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado contribuem para a dificuldade do sangue em retornar ao coração”, explica o médico.
Como medidas para melhorar a saúde vascular das pernas, mesmo sem sintomas visíveis, o profissional orienta fazer pequenas pausas para movimentar as pernas e elevar levemente os membros ao deitar. Beber água regularmente, manter uma dieta equilibrada, controlar o peso e manter-se ativo.
“É aconselhável praticar caminhadas, natação ou ciclismo, evitar roupas apertadas, principalmente na região da virilha, e não fumar. Além disso, em casos de histórico familiar de varizes, é recomendada uma avaliação precoce com um cirurgião vascular”, aconselha o especialista.
De acordo com o cirurgião, a atenção aos sinais iniciais, a detecção precoce e a busca por avaliação médica são fundamentais para prevenir complicações: “Se não tratados, os problemas vasculares podem evoluir para inflamação das veias, trombose, escurecimento da pele e até o surgimento de feridas de difícil cicatrização, as úlceras varicosas”.
O especialista ressalta que associar varizes apenas à estética é um erro comum, já que são sinais de que há um problema na circulação do sangue. “O tratamento é uma questão de saúde e qualidade de vida. Quando não tratadas, as varizes podem levar a riscos significativos à saúde, como a tromboflebite — formação de coágulos associada a inflamação, sangramentos e, em estágios mais avançados, alterações irreversíveis na pele”, alerta.
Inovação tecnológica para o tratamento
Dr. Vinicius Bignatto pontua que a tecnologia transformou radicalmente o cuidado vascular, tornando os tratamentos mais precisos, confortáveis e com recuperação facilitada. Segundo ele, a ultrassonografia vascular de alta resolução permite mapear veias, avaliar o fluxo sanguíneo e planejar tratamentos de forma individualizada, em tempo real e sem radiação.
“Em termos de tratamento, há o laser endovenoso e a radiofrequência, que tratam as veias doentes de forma minimamente invasiva com resultados excelentes. A escleroterapia com espuma densa e novas tecnologias como laser transdérmico e ultrassom microfocado também são opções avançadas que oferecem maior segurança e eficácia”, acrescenta o cirurgião.
Para o membro do Centro Médico Alto de Pinheiros, as técnicas endovasculares representam uma revolução na cirurgia vascular. Conforme esclarece o médico, são procedimentos realizados por dentro dos vasos sanguíneos, através de pequenas punções ou incisões, sem a necessidade de grandes cortes.
“No tratamento de varizes, em vez de remover a veia, tratamos o problema de dentro para fora utilizando laser, radiofrequência ou espuma densa. Para o paciente há menos dor, uma recuperação significativamente mais rápida, cicatrizes mínimas ou ausentes, menor risco de complicações e a possibilidade de alta no mesmo dia”, finaliza Bignatto.
Para mais informações, basta acessar: https://centromedicoap.com.br/vascular_/