
“O maior erro nos relacionamentos amorosos é acreditar que o amor dá conta de tudo”, afirma Iza de Macedo no seu novo livro ‘Neuroconectados: Como fazer o amor dar certo‘, lançado pela editora Appris. Com uma década de experiência em gerenciamento de conflitos, a autora, que é advogada consensualista, acredita que a comunicação é fator determinante para relações verdadeiramente amorosas.
O livro é resultado do cotidiano de atendimentos a casais que vêm procurando a autora para criar uma dinâmica de comunicação menos conflituosa, que é a chave para relacionamentos mais harmônicos. A neurocomunicação surge como um recurso importante tanto para casais que já estão em crise e desejam resgatar o amor nas suas relações quanto para casais que desejam evitar conflitos. “Não é milagre, é estratégia”, afirma Iza, que vem colecionando casos de sucesso.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Foto: Capa do Livro – Arte Divulgação

Ao constatar que a criação do que chama de “espaço de conversa” é uma das maiores dificuldades que os casais têm, Iza apresenta um passo a passo eficiente e prático, descrito no livro Neuroconectados.
“Ainda que seja fundamental para superar os desafios naturais de um relacionamento que se proponha duradouro, os casais têm muita dificuldade em conversar”, enfatiza a autora.
O livro reúne também técnicas para casais que já vivem relações dominadas por conflitos. “Sair dessa espiral é o primeiro passo para a construção de uma relação verdadeiramente amorosa”, ressalta. Casos reais ilustram esse processo. A autora cita o exemplo de um casal que enfrentava o desafio da chegada do primeiro bebê e conseguiu resgatar a harmonia ao ajustar a rotina e priorizar o descanso e o afeto. Já uma empresária casada há 15 anos, com duas filhas pequenas, não conseguia mais conversar com o marido com quem dividia o trabalho além da vida a dois. Depois de adotar mudanças na comunicação, como manifestar verbalmente o que sentia, sem evitar o silêncio, o casal recuperou a leveza tanto no casamento quanto na vida familiar.
Com leitura leve e fluida, o livro de Iza de Macedo inaugura uma proposta de diálogo nos relacionamentos amorosos que leva em consideração não só aquilo que precisa ser dito, mas como as pessoas se sentem.

Sobre a autora:
Iza de Macedo é mestra em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFRP), advogada, mediadora de conflitos, especialista em relacionamentos e gerenciamento de crises.