
“O Menino que Descobriu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, é o livro com mais empréstimos na ferramenta Leia Paraná em 2025. No Dia Nacional do Livro, comemorado nesta quarta-feira (29), o Governo do Paraná divulgou um levantamento sobre as obras mais lidos pelos estudantes da rede pública estadual, dentro do recurso educacional digital de incentivo à leitura.
O Leia Paraná disponibiliza, aos alunos, clássicos da literatura e best-sellers contemporâneos, dentro de um acervo virtual que inclui obras em formato digital e audiolivros. Somente em 2025, a ferramenta já registrou mais de 6,1 milhões de empréstimos e mais de 1 milhão de horas de leitura. Em comparação com 2024, o crescimento foi de 36% no número de leituras concluídas, já que no último ano foram contabilizadas cerca de 273,8 mil obras lidas.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, desde a implementação da ferramenta, o gosto pela leitura impulsionou aspectos da aprendizagem como habilidades de redação e compreensão textual, entre alunos de Ensino Fundamental e Médio. “A ferramenta é voltada exclusivamente aos alunos da rede estadual de ensino e a proposta é fortalecer o hábito da leitura e estimular o pensamento crítico. Nessa mediação com o ambiente digital, vimos a oportunidade de aproximar os estudantes dos grandes clássicos, mas também de popularizar aquilo que é destaque no cenário literário atual”, afirma Miranda.
Confira, abaixo, os livros campeões de empréstimos no Leia Paraná em 2025:
1) “O Menino que Descobriu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer (376 mil leituras)
2) “Léo e o Cata-vento”, de Danilo de Assis Pereira (270 mil)
3) “Divertida Mente: Conduzida pelas Emoções”, de Elise Allen (250 mil)
4) “Animais Inventores”, de Christiane Dorion (235.777)
5) “Lendas do Brasil”, de Elsa Penstana Magalhães e Celia Ruiz Ibañéz (orgs.) (224.455)
Leia Paraná
Desde 2023, quando foi lançado, o Leia Paraná já registrou a leitura de mais de 1,1 milhão de livros pelos estudantes. Com diversos estilos literários, divididos por faixa etária e área do conhecimento, o acervo digital reúne 142 recursos, sendo 122 obras em formato digital e 20 audiolivros, com 90 títulos de direito adquirido e 47 novos livros incluídos neste ano.
A escolha das obras leva em conta critérios como adequação à faixa etária, função social da leitura, diversidade temática e consulta pública feita com representantes da Seed-PR, dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e das escolas.
Dia Nacional do Livro
O Dia Nacional do Livro é uma homenagem à data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. Na ocasião, o país recebeu seu primeiro acervo bibliotecário, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.



