
Por 32 votos a 27, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados recomendou, nesta quarta-feira (10), a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O processo (Representação 2/25) seguirá agora para análise do Plenário. A cassação exige pelo menos 257 votos do total de 513 deputados.
Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar pela acusação de ter ordenado a violação do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos falsos, como um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, atos executados pelo hacker Walter Delgatti Neto, co-réu no caso.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O relator original do processo na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), havia recomendado a manutenção do mandato da parlamentar, ressaltando os 946 mil votos que ela recebeu em 2022 e alegando que o processo penal teria sido marcado por perseguição política. Seu parecer foi rejeitado.
O deputado Claudio Cajado (PP-BA) vai relatar o voto vencedor, pela cassação de Zambelli.
Mais informações a seguir



