
Nesta segunda-feira (2), além da retomada dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal de Curitiba também oficializa as indicações à mesa dos respectivos líderes e vice-líderes dos blocos e bancadas de partido e de federação. A vereadora Camilla Gonda (PSB) foi escolhida a nova líder da oposição para o semestre. Aos 25 anos, a parlamentar mais jovem da Casa assume o posto com a missão de coordenar a bancada frente a uma ampla maioria da base do prefeito Eduardo Pimentel.
A nova estrutura da oposição conta ainda com a vereadora Professora Angela (PSOL) como primeira-vice-líder e o vereador Angelo Vanhoni (PT) como segundo-vice-líder. Já o bloco parlamentar formado pela federação PT/PSB/PSOL será liderado pela vereadora Vanda de Assis (PT), acompanhada das vereadoras Giorgia Prates (PT) e Professora Angela.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Apesar da disparidade numérica, com apenas cinco parlamentares de oposição entre os 38 vereadores, Camilla Gonda enfatiza que o papel do grupo será o de garantir que o debate democrático não seja atropelado. “Ser oposição em uma casa onde a maioria caminha com o governo exige coragem, técnica e vigilância redobrada. Somos vozes ativas que representam milhares de curitibanos que não aceitam o silenciamento. Seremos a garantia de que cada projeto que impacta o bolso e a vida do cidadão seja debatido com a profundidade que Curitiba exige, e não apenas carimbado pela base”, afirma a vereadora.
Em seu primeiro mandato, Gonda vem se destacando na atuação parlamentar e é destaque no cenário político por suas falas em todas as sessões e debates em projetos. “Seguiremos atentos aos textos que serão pautados. Ano passado, vimos um verdadeiro tratoraço, com diversos projetos que chegaram em regime de urgência, como a criação de 49 cargos de confiança na prefeitura, com impacto de aproximadamente R$20 milhões aos cofres públicos até 2027. Precisamos que pautas prioritárias na área da saúde, educação, habitação, segurança, cultura, entre outras, também sejam debatidas. A nossa liderança será conduzida com muito respeito, compromisso e transparência para representar a voz da população curitibana”, finaliza Gonda.

