
Parte importante de ser alguém cool é saber de seu valor pessoal e saber dar valor a outras pessoas. É tudo é uma questão de valor. Todo mundo quer ser admirado, exaltado ou no mínimo reconhecido pela pessoa que é, pelo trabalho que faz ou pela forma como conduz sua vida, principalmente se sua vida é marcada por um comportamento equilibrado, produtivo e “cool”. Você será imediatamente julgado não tanto pelo valor pessoal que tem mas pelo valor que as outras pessoas terão para si próprias ao se relacionarem com você; somente se você contribui para o valor de outra pessoa, somente se você agregar à vida de alguém ou se seu “valor pessoal” fizer outras pessoas terem seus valores pessoais aumentados, será você então admirado, ganhará amigos e poderão dizer que “gostam de você”. Parece frio, mas é assim que acontece.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Relações humanas são sim baseadas em valor. Se por exemplo, uma criança de 2 anos te chama de estúpido você não irá ligar, pois se trata de uma criança com percepção ainda limitada da vida e portanto incapaz de te causar dano pois não colocará seu próprio valor em cheque. Se porém o teu chefe ou alguém importante em sua vida te disser a mesma coisa, você, pelo valor que dá a esta pessoa, poderá se sentir mal. O segredo então está justamente em se sentir neutro diante da crítica de quem quer que seja e não deixar sua identidade abalada por quaisquer que sejam os obstáculos e motivos que poderão afetar e baixar sua autoestima e valor pessoal. Este comportamento irá servir em todas as situações de vida, tanto na profissional ou na pessoal. Se por exemplo, uma pessoa a qual você admira e acha atraente não consegue ver de imediato o teu valor pessoal, você a tratará como qualquer outra pessoa e não aumentará suas expectativas de reconhecimento somente por se tratar de uma pessoa atraente a qual você quer agradar. Suas chances de, de fato eventualmente vir a atrair esta pessoa aumentarão pois você se manteve cool e agiu com naturalidade sendo você mesmo. Você sempre deve ser você mesmo! Tentar ser algo que não é representa fracasso na certa e seu nível de carisma sofrerá horrores. Ninguém gosta de “baba ovo, puxa saco, sem identidade” e isso é fato. Sendo você mesmo e curtindo isso te manterá livre de imitar alguém que pode até não ser tão interessante assim. Pense nisso.
Quando você demonstra total confiança em seu poder pessoal, seu charme, sua atratividade, seu conhecimento da vida ou simplesmente em seu valor como pessoa que é, esta confiança irá aparecer para os outros que por sua vez irão perceber elas o teu valor e passarão ao invés, a demandar sua atenção e irão querer elas que você faça parte de suas vidas. Isso é o que chamo de “valorizar” sua imagem e o segredo está em nunca se diminuir em qualquer que seja a situação ou diante de qualquer que seja a pessoa. Isso não quer dizer jamais que você irá desrespeitar ou ignorar o valor pessoal de alguém, muito pelo contrário, isso indica somente que você é cool e sabe de seu valor próprio. O fato de alguém ter valor reconhecido jamais representará que seu valor será diminuído. Todo mundo quer ser valorizado e quando encontram alguém com “valor” e este valor é reconhecido, todos irão querer um pouco desta energia para eles, até que um dia mudem de ideia por perceberem outra coisa em ti. Parece frio, mas é assim que funciona. Só depende de você.
Portanto, seu status alto entre as pessoas, que advém do valor que você mesmo criou pra si, será o fator determinante que fará com que as pessoas venham a gostar de você. Ninguém então gostará de você de graça, poderão até de achar bacana e legal, mas gostar de fato virá de algo que você fizer para as pessoas nem que este algo seja seu próprio exemplo de alguém que não se abala diante das circunstâncias da vida. Seu exemplo valerá mais do que qualquer palavra ou conselho, acredite nisso. Parece rude, mas é assim que são as pessoas. Você também é assim, todos somos assim, pois é assim que funciona.
Se um mendigo na rua te xingar você nem ligará pois não dá valor ao mendigo, mas se um ator famoso que você admira fizer o mesmo, você poderá se sentir rebaixado por conta do valor que dá a esta pessoa. Então, não se rebaixe por nada e daí, com certeza, todos respeitarão o seu valor. Pense, neste caso, que todos são mendigos ou crianças de dois anos de idade e com todo respeito, não se deixe abalar pela crítica de ninguém, pois essas pessoas nem te conhecem direito. Caso as críticas sejam construtivas, absorva-as, aprenda, agradeça e bola pra frente. A gente aprende com tudo e com todos sempre. Nunca esqueça disso por favor.
Como faço para me valorizar então? De onde começo, se tenho eu uma tremendamente baixa autoestima e as vezes acho que todos são melhores do que eu, perguntaria você. E a resposta é simples: Procure dentro de ti, não se compare com ninguém, se auto conheça, foque em se autoconhecer melhor e jamais procure soluções fora de você mesmo. Use ferramentas de autoconhecimento e pratique os conselhos dados por ciências como a Inteligência emocional, a PNL e a psicologia positiva. Viva no presente, esqueça o passado e construa o futuro hoje pensando nas coisas boas que você tem ou poderá aprender a ter e não mais nas coisas que não tem. Lembre-se: Tudo em que você foca, aumenta. Se focar no que você não é, trará mais para sua vida aquilo que você “não é”. Então, bora se conhecer! Bora se valorizar! Parece difícil, mas é assim que as coisas são e só depende de ti. Seu valor pessoal, só depende de ti. Você o fará, outras pessoas só irão perceber. Resumindo tudo: Você é percebido pelo seu valor quando ele é importante para as pessoas e além disso, quando elas se sentem valorizadas por te conhecer e quando você as valoriza e as faz se sentir importante, elas passarão automaticamente a gostar de você.