Por: Paulo Dalla Stella

Nunca, jamais, por hipótese alguma confunda uma pessoa arrogante com uma com alto nível de autoconfiança pois estes conceitos são diretamente opostos; significam exatamente o contrário em termos ideológicos, psicológicos e comportamentais. Quando uma pessoa usa de arrogância para se expressar e passa até a acreditar que tal comportamento é o ideal pois mascara sua verdadeira falta de autoconfiança, ela na realidade está enganando apenas a si mesma, pois pessoas mais vividas e experientes saberão muito bem distinguir uma confiança pessoal real de uma forjada que é a que é adotada por maioria das pessoas arrogantes.

Na humildade, a pessoa autoconfiante mantém seu comportamento sereno, calmo, em que pouco fala de si mesma e procura jamais contar vantagem das coisas que é, que consegue ou sabe que vai conseguir, justamente por isso: Ela sabe de seu valor, sabe de sua capacidade e esta certeza é grande demais para ser banalizada com comentários acerca do que faz ou do que é. Quando a pessoa “cool” sabe de seu valor e capacidade e tem certeza de seu poder de resolver situações conflitantes pois entende que são temporárias e que as farão crescer, ela não precisa perder tempo comentando sobre isso. Quando a pessoa tem total certeza de que vive em harmonia consigo própria, com o universo que a cerca e que está no caminho certo em sua vida, que inclui ajudar aos outros a serem felizes como ela, jamais perderá tempo com banalidades tais como contar aos outros sobre seus talentos e vitórias. A pessoa humilde é humilde não porque se sente inferior às outras, pelo contrário, ela é humilde por saber que é igual a todo mundo e que a energia criada pela serenidade e certeza de ser ela mesma e igual a todos elimina a necessidade de falar sobre isso, pois assume que todos sabem disso também.

Uma pessoa arrogante, porém, precisa tratar aos outros como se fossem inferiores à ela, mas ela só se engana em achar que desta forma, com este comportamento ela estará expressando alguma superioridade verdadeira. Pelo contrário, tratar mal aos outros e agir com superioridade é assumir sua incompetência em entender como a vida funciona e principalmente sua ignorância a respeito de seu próprio valor pois quando se tem verdadeiro valor, ele é expressado por meio de gentileza e humildade pois foi com estes exatos valores que ela teria aprendido que só se constrói algo positivo quando se tem certeza de sua positividade para começo de conversa. A pessoa com valor e com CONSCIÊNCIA deste valor, usará seu tempo e energia para dar valor aos outros pois sabe que assim conseguirá, através deste círculo energético, que tais valores passados adiante voltem para ela em forma de CERTEZA que está no caminho certo. A pessoa que sabe que está no caminho certo, não desvia da rota e não precisa parar para contar aos outros que está indo bem. Os outros saberão só de olhar pra ela.

Se engana então a pessoa arrogante em achar de desta forma irá construir algo de positivo na vida. Poderá até enganar alguns desavisados que confundirão sua empáfia desastrosa com auto estima e auto confiança e se sentirão temerosas de a enfrentar por não terem elas também bem definido seu sentido de autoconfiança. O arrogante não vai longe. Mais cedo ou mais tarde encontra aqueles que entendem bem o que é valor real pessoal e a evitarão por saberem de sua toxicidade. A pessoa arrogante não vai longe pois ao não trocar nada com ninguém, ao não valorizar ninguém, a energia que a fará realmente confiante que é aquela retornada das pessoas gratas por sua ajuda e por terem sido agregadas valor, não existirá, portanto o arrogante, não percebendo como este ciclo funciona, nunca sai do lugar até o dia em a vida o coloca literalmente de lado para dar passagem àqueles que têm verdadeiro sentido no esquema geral das coisas que envolve agregar algo de útil à vida de outras pessoas. Só a humildade de entender isso irá construir este sentimento de pertencimento ao mundo. O arrogante sofre por não entender sobre si mesmo e ver que isso o custará o entendimento por parte de outras pessoas também. O arrogante no fundo sabe que não possui valor e precisa falar pra ver se “pega” com aqueles desavisados, O arrogante é simplesmente um coitado, que nada entende. A pessoa arrogante portanto, não pode ser confundida com a autoconfiante pois aquela não possui ideologia de crescimento típico dos autoconfiantes verdadeiros, não possui equilíbrio psicológico por não se conhecer bem e nem ao menos confiar em si mesma, senão não se mostraria, e não possui comportamento adequado de alguém que desejaria um dia crescer e aprender pois como acha que sabe tudo e à todos domina, o arrogante então não aprende nada de novo e continua agindo como se fosse autoconfiante. O arrogante, e isso inclui os famosos “haters” não passa de um coitado. Coitados.

Divulgação: Shutterstock

Comentários

%d blogueiros gostam disto: