Por: Paulo Dalla Stella
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Elogios representam uma das melhoras formas de fazer conexão com outro ser humano. Elogios ajudam as conversas durarem mais e é uma ótima forma de ganhar atenção e criar uma imagem positiva para quem os faz. O único detalhe, bastante importante, no entanto, é saber como usar os elogios de maneira adequada.
Me lembro quando era criança e chorava à toa na escola durante o ensino primário, que a professora para me fazer sentir melhor sempre fazia um elogio acerca de meus olhos. Só que ela usava sempre esse mesmo elogio sobre meus olhos serem bonitos e tal, que além de parecer falso, exagerado e automático, elogiar algo sobre o qual você não tem controle ou responsabilidade, como alguma característica física, por exemplo, não tem o mesmo efeito que elogiar um feito meu, uma característica de minha personalidade ou uma vitória conseguida através de muita dedicação e trabalho. Aquela professora será sempre lembrada como alguém que não entende a arte do elogio.
Infelizmente, muitos pessoas acham que elogios são como doce ou bala, que quanto mais você dá, mais isso garantirá que pessoas irão gostar de você. Mas não é bem assim que funciona. Elogios são considerados universalmente como uma grande arma a favor de quem os faz pois aumenta a autoestima de quem os recebe e abre caminho de maneira positiva com ela, mas se feito da maneira errada poderá fazer o elogio parecer coisa de um puxa saco manipulador.
Elogios honestos e verdadeiros quando feitos da maneira e com a frequência correta, por criarem uma onda positiva na pessoa que os recebe poderá estabelecer uma certa “dependência emocional” nessa pessoa que parecerá até como um vício. Da mesma forma, pessoas que constantemente fizerem outras sentirem-se mal por serem negativas, colocarão os outros em um estado mental de verdadeira rejeição automática. É curioso como essas pessoas negativas muitas vezes não entendem o porquê de serem deixadas de lado pois não se dão conta dos mecanismos de carisma que devem ser aplicados no dia a dia das pessoas para garantir o mínimo de aceitação por parte de familiares, colegas de trabalho, amantes, etc. Em treinamentos de soft skills, a arte do elogio faz parte do entendimento sobre conexão humana feita da maneira certa.
Segundo Patrick King, autor do livro “The art of witty banter. Be clever, be quick, be interesting captivating conversation”, elogios são como um “doce psicológico, são como uma dose de bem estar que você pode causar em outras pessoas e que com certeza irá te fazer bem visto e aumentar seu nível de carisma de maneira absurda. Sr. King também dá algumas dicas de como elogiar de maneira correta. Em primeiro lugar, nunca faça elogios esperando retorno da pessoa que os recebeu. Não crie esta expectativa pois poderá te frustrar, além do mais, é assumido que você está fazendo tal elogio de maneira espontânea pois teve vontade de conectar com essa pessoa e dizer-lhe o que sente de maneira honesta. Um segundo conselho, para causar maior impacto, seria o de procurar elogiar a pessoa sobre algo que ela verdadeiramente se importa e que sobre a qual lhe é prazeroso ser notada, caso contrário, não surtirá o efeito necessário.
Seguindo as dicas de como fazer elogios de maneira correta, conforme mencionado acima, nunca faça como minha professora do primário fazia sempre comigo, nunca elogie algo sobre a qual a pessoa nunca fez escolha, como por exemplo, a cor dos olhos ou qualquer outra característica física da pessoa. Prefira sempre elogiar algo que a pessoa fez de bom ou no mínimo algo como o corte de cabelo, estilo de roupa ou a decoração de sua casa. Lembre-se, porém, que o melhor dos elogios será sempre o reconhecimento de um trabalho bem feito ou de um talento especial que esta pessoa possui e que é a base dos princípios e valores dela, ou mesmo indicativo de seu maior propósito de vida.
Escolha coisas para elogiar na outra pessoa que estejam ligadas à algo para o qual a pessoa teve algum trabalho para criar e para o qual demandou forte pensamento e esforço naquilo, tal como um carro personalizado, uma blusa ou corte de cabelo diferente ou algo que obviamente marca estra pessoa. Se você notar que uma certa senhora adora usar colar de pérolas, por favor, elogie seu colar de pérolas se for para fazer essa pessoa se sentir bem e para criar uma conexão imediata. Se você for chefe e precisa se aproximar de uma determinada pessoa em seu ambiente de trabalho, nada melhor do que criar essa conexão através de elogio sincero citando a performance desta pessoa. Resumindo, quando você elogia alguém baseado nas escolhas individuais desta pessoa, isso poderá causar grande impacto.
Elogiar alguém em sua aparência física, se não for algo sobre a qual a pessoa trabalhou com afinco, como por exemplo a maquilagem bem feita que ela fez, isso poderá ser um tiro que saiu pela culatra pois, a cor de seus olhos ou sua estatura, por exemplo, não foram coisas pelas quais a pessoa sendo elogiada fez algum esforço para ter uma vez que nasceu com elas e sobre as quais não teve a menor escolha. Há também que se ter cuidado com estes elogios feitos sobre atributos físicos de uma pessoa, pois poderão, dependendo da situação, caracterizar tal feito como assédio ou algo desse tipo. Hoje em dia, todo cuidado é pouco em relação a este tipo de coisa, portanto, se não tiver certa intimidade com a pessoa, evite fazer elogios desta natureza até que passe a conhece-la melhor.

Lembre-se: Ao elogiar alguém, a intenção é sempre a de fazer essa pessoa se sentir bem, desta feita, é importante escolher aquilo que a faz se sentir especial por ser algo único que ela tem ou fez. Elogios sobre aparência podem até ser importantes caso a pessoa esteja precisando especificamente disso, mas nunca será tão profundo quanto aquele elogio que irá direto no que há de mais valioso para alguém que tem a ver com o verdadeiro proposito de vida e que certamente tocará fundo em sua alma.