Gastronomia e Nutrição, duas ciências que andam juntas

Como conceito, podemos dizer que gastronomia é o conjunto de técnicas e conhecimentos que constroem uma alimentação de qualidade, pensando em todas as nuances e notas de sabor que um alimento pode fornecer, já a Nutrição fornece para os organismos animais e vegetais todos os nutrientes necessários para a vida.

Pois bem, para mim como gastrônomo que sou defendo o poder da gastronomia de nutrir a alma, enquanto a nutrição faz este mesmo papel com o corpo, a união das duas tornasse algo sublime e de certa forma necessária, pois se conseguirmos nos alimentar de algo que ao mesmo tempo possa nos dar energia para que possamos realizar todas as tarefas do dia a dia e que este mesmo alimento nos dê uma sensação de felicidade é o ápice da alimentação.

Durante muito tempo a nutrição foi a tia chata da alimentação com todas as suas regras e procedimentos, enquanto a gastronomia foi a avó que estraga os netos, que prepara os mais deliciosos bolos de fubá com cobertura de goiabada e que espalha muito amor em forma de aromas pela casa. Mas já passada a hora de nós chefs de cozinha ou gormands ou nutricionistas acharmos uma forma de unir as duas ciências de fazer com que ambas andem de mãos dadas, ouso aqui criar uma simbiose e batizá-la de “nutrigastronomia”, que conceituo como o conjunto de técnicas e conhecimentos através do qual alimenta a alma e nutri o corpo dos indivíduos.

Acreditemos que nesta nova ciência poderemos trabalhar com conceitos de notas de sabor acompanhado de estudos sobre os benefícios de uma beterraba por exemplo, é sabido que nossa boca consegue sentir 4 (quatro) sabores básicos, o doce o amargo o azedo e o salgado, o restante que podemos sentir é sempre a união destes elementos, agora imaginem se eu conseguisse te dizer que ao unir estes quatro elementos de sabor em sua boca também estaria lhe proporcionando uma porcentagem “X” de certo nutriente, levanto aqui uma bandeira! A de que passemos a colocar como regra além de quantidades e porcentagens em nossas receitas, também os valores nutricionais, mas de uma forma sem muita tecnicidade, é responsabilidade nossa como profissionais da cozinha fazer com que a nutrição dos alimentos seja tão divertida como é a Gastronomia.

Imagine você que agora lê este artigo, além de saber que um molho bechamel que leva trigo, leite e manteiga possui também muito cálcio do leite e carboidrato do trigo que ajuda no nosso bom humor e controla o diabetes e o colesterol, isso sem mencionar os benefícios da manteiga que é rica em vitamina A e em ácido láurico que ajuda a prevenir infecções. Viu como um caderno de receitas poderia ser muito mais produtivo caso passássemos a adotar este procedimento de escrita.

Deixo aqui um desafio a você leitor, que a partir de agora você sempre terá um pouco mais de paciência e procurará saber mais sobre os nutrientes de cada alimento das receitas que por ventura você venha a tentar replicar em sua casa, de minha parte seguirei nesta luta para unir cada vez mais Gastronomia e nutrição com um único objetivo de nutrir seu corpo e alimentar sua alma.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: