Por: Paulo Dalla Stella

Divulgação: Shutterstock

Você pode até achar que dizer não será como rejeitar as pessoas e ficar mal com elas, o que então ajudará a criar uma relação ruim e assim provocar uma má imagem sua para com o mundo, só que não. Funciona bem ao contrário. Poder dizer não é sinal de personalidade e caráter e só irá trazer mais respeito e consideração por você, o que ao contrário do que você pode pensar, melhorará sua imagem pessoal ao extremo.

Primeiramente é necessário entender que uma imagem autoconfiante e de poder pessoal se faz por meio de estar seguro de não precisar da aprovação de outras pessoas e de não se criar expectativas altas em relação aos outros. Ter expectativas altas gera dependência e poderá aumentar o nível de decepção caso alguém não necessariamente conforme aos seus desejos e isso sim criará um clima ruim e possível abalo em suas relações sociais. Poder em relações humanas se consegue no dia a dia por meio de trocas de energia na forma de ideias, favores, informação, e isso de maneira alguma deve estar conectado com algum tipo de expectativa alta em relação à outras pessoas. Isso deve ocorrer de maneira mais natural e relaxada e deve se estar pronto para qualquer adversidade sempre. Seja lá o que acontecer entre duas pessoas, será consequência natural de vários fatores internos de cada um e de alguns externos afetando-as naquele momento e portanto deve ser encarado com leveza e tranquilidade. Relações humanas aliás, longe de expectativas, devem ser sempre baseadas em simplicidade e comportamento calmo desprovido de qualquer tipo de confrontamento que uma ideia irreal sua poderá criar.

Também é importante ressaltar que com esse tipo de mentalidade leve, fica mais fácil das pessoas entenderem sua posição caso sua resposta seja NÃO. Como a leveza de ação, honestidade e abertura já era uma característica sua, qualquer resposta e reação, tanto positiva quanto negativa, virá de maneira aceitável e natural. Quando não dizemos não para alguém para preservar a relação com esta pessoa, acabamos por fazer coisas as quais não gostamos de verdade e isso inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde criará um sentimento de adversidade à pessoa para qual agimos contrário aos nossos desejos e desta forma ficará de fato difícil preservar a relação. Vemos então que evitar o não, cria mais problemas do que se forçássemos sempre o sim. O que vai contra nossos desejos íntimos em algum momento se virará contra nós. Esteja certo disso.

Dizer sim, quando se quer dizer não para alguém, além de injusto para com você mesmo, o será também para a oura pessoa. Se por exemplo, você disser sim para sair com seu marido quando na verdade você preferiria declinar do convite e ficar em casa por não se sentir bem, só fará com que você não esteja presente 100% para a ele e a falta de presença em um relacionamento é extremamente contrária a tudo que deve se entender como boa imagem pessoal. Em resumo, portanto, dizer não somente para não frustrar as expectativas de outras pessoas em detrimento de seu desejo pessoal só irá criar ruído em suas relações, abalar seu humor, adiar decisões importantes em sua vida e sim, criar uma imagem de alguém inseguro e não decidido. Caso não tenha você o costume de dizer não aos outros por pena de sacrificar seus relacionamentos, comece por entender que não existem sacrifícios quando a verdade está sendo posta em risco e que a verdade mais importante para alguém é aquela que vem do fundo de seu coração e vontade. Não pense então que impor sua verdade represente tirar a verdade de outras pessoas, pois uma coisa não elimina a outra. Lembre-se das vezes em que outras pessoas te disseram não sem problemas e você as entendeu perfeitamente. Por que não poderia você fazer o mesmo? A tudo se adapta e tudo se conserta, com exceção da morte, já diz o velho ditado popular, desta forma, não valorize tanto o seu Não e aprenda a lidar com decepções tanto para você quanto de você para os outros. Elas nem sempre representam a realidade, portanto, relaxe. Diga não quando tiver que ser.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: