El Sobrino Del Botin é o restaurante mais antigo do mundo segundo o Word Guinness Book, localizado em Madri, Espanha, mais precisamente no número 17 da via Calle de los Cuchilleros, a menos de 10 minutos de caminhada da Plaza Mayorrua, se prevalece do título de servir o melhor leitão assado do mundo, posso dizer que pela foto acima é bem possível que seja mesmo, trata-se de um animal abatido com apenas seis meses de vida, o que lhe dá um sabor inigualável, além claro do forno de quase 300 anos que também deve ter alguma mágica lá dentro fazendo com que esta delícia seja preparada à perfeição.

Por conta da crise do Covid 19, o restaurante teve pela primeira vez em sua história, suas portas fechadas ao público, segundo relatos do gerente do estabelecimento, Antonio Gonzales, o Botin permaneceu aberto todos os dias desde sua inauguração, ficando em pleno funcionamento inclusive durante a guerra civil espanhola servindo os soldados enquanto bombas caiam sobre a cidade.

Botin também é conhecido por ser um restaurante museu, com 4 momentos de épocas diferentes da história, andar por estes ambientes deve ser sentir-se presente naqueles momentos, para amantes da gastronomia assim como eu deve ser uma experiência ímpar de se sentar à mesa que escritores famosos tais como, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Benito Pérez Galdós, Graham Greene e María Dueñas, entre muitos outros, usaram o restaurante como inspiração e pano de fundo para seus romances.

O leitão é assado por muitas horas no forno com quase três séculos de história, é servido com batas também assadas no mesmo forno, trata-se de um prato “rústico”, ou seja sem frescura, o que importa é o sabor e a sensação de estar neste templo da gastronomia mundial, é daqueles lugares que você precisa conhecer antes de partir desta para a melhor, então seu cozinheiro mequetrefe, já comece agora mesmo a planejar sua viagem para a Espanha para provar esta iguaria, vai lá e depois conta aqui para nós como foi sua experiência, claro que você vai ter que esperar toda esta loucura de pandemia acabar, mas disso eu tenho plena certeza, isso vai passar e poderemos todos nós, amantes da gastronomia e da boa mesa, visitar não somente este restaurante, mas muitos outros por este mundão de Deus.

Fiquem bem!!! E já vai se imaginando sentado a uma daquelas mesas no porão do Botin e quem sabe se inspirar para escrever um romance.

By Chef Alê Gonçalves

Comentários

%d blogueiros gostam disto: