Foto: Divulgação

A lei estadual que instituiu formalmente o Portal Turístico Ilha do Sol traz um grande avanço para o fomento do turismo na região Norte do Paraná. Apresentada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli e sancionada em junho pelo governador Ratinho Junior, a iniciativa é importante para que os municípios possam buscar investimentos estaduais e federais no turismo regional. O nome homenageia a ilha localizada no encontro dos rios Paranapanema e Tibagi, onde está sendo construído o Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol.

Primeiro de Maio e Sertaneja foram as primeiras cidades a aderir ao projeto e demais municípios da região preparam-se para também fazer a adesão por meio da Adetur. A ideia é unir forças para fortalecer a marca turística “Ilha do Sol” e, assim, trazer oportunidades para todos. 

Reconhecimento do potencial turístico

“É um reconhecimento do estado do Paraná sobre o potencial turístico a ser explorado na região”, avalia o prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete da Silva. Ele antecipa que, além do hotel, outros loteamentos estão sendo construídos no município. “Serão mais de 3 mil lotes de área de lazer e o Hard Rock Hotel Ilha do Sol, uma marca forte que está impulsionando o desenvolvimento regional”, diz. 

O município já tem feito investimentos para aproveitar o potencial turístico da região do Portal Ilha do Sol. Um deles é a chamada “linha do emprego”, criada para fazer o transporte de trabalhadores até os locais de trabalho, inclusive na ilha. Quando entrar em funcionamento, o Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai gerar cerca de 500 empregos diretos em todas as áreas convencionais da hotelaria e mais as áreas de entretenimento, eventos e shows, receptivo de lazer e passeios, sustentabilidade e energia. Outros 1000 empregos indiretos devem ser gerados em áreas relacionadas ao fornecimento de produtos e ao receptivo turístico da região, como agências, eventos, passeios e restaurantes.

O prefeito anunciou também que, em breve, Sertaneja começará a construir o Terminal Turístico Municipal que receberá turistas em busca de transporte até a ilha. “Os projetos já foram aprovados e a licença ambiental está encaminhada”, informou. O objetivo é que o município esteja apto a receber turistas que chegam à região vindos de São Paulo por meio terrestre. “Se puderem acessar a Ilha do Sol em Sertaneja, vão economizar 70 quilômetros”, destaca, lembrando que a passagem de turistas traz oportunidades para diferentes áreas.

“Já fizemos mais de 170 cursos de qualificação nas áreas de gastronomia, turismo e noções básicas de inglês e espanhol.” O terminal deve começar a ser construído em até 60 dias e concluído em 2022. 

Em 2019, a incorporadora VCI, responsável pela vinda da marca global Hard Rock Hotel para o Brasil, criou junto com os municípios de Primeiro de Maio, Sertaneja, Sebrae Londrina e a Adetur Norte do Paraná, o Comitê para o Desenvolvimento do Polo Turístico Ilha do Sol. A iniciativa tem o objetivo de fomentar capacitação profissional, qualificação da cadeia produtiva e desenvolvimento do turismo da região.

Ativo importante

A prefeita de 1º de Maio, Bruna Casanova, destacou que as belezas naturais da região de Ilha do Sol são um ativo importante para o turismo do Paraná e do país que agora ganham reconhecimento. “A âncora do Portal Turístico Ilha do Sol será o Hard Rock Hotel, que nos coloca no roteiro mundial dos grandes resorts internacionais”, analisa. 

Ela antecipa que, além do Hard Rock Hotel, já foram implantados e vendidos quatro loteamentos nas proximidades da represa e outros dois estão em estudo. “Vamos continuar investindo na infraestrutura do município, principalmente no sistema viário, no terminal turístico, nos lagos do bosque, com recursos assegurados pelo Município, Estado e União. Essa lei beneficia a toda região metropolitana de Londrina, que será impactada com a vinda do Hard Rock Hotel Ilha do Sol.”

Enio Miranda, head de parcerias da VCI, informou que a companhia recebeu com satisfação a notícia sobre a sanção da lei que cria o portal. “Estamos felizes de poder participar desse projeto das comunidades locais e satisfeitos porque a presença do Hard Rock Hotel Ilha do Sol está gerando frutos para toda a região. O Portal Turístico Ilha do Sol será importante para o fortalecimento da região como referência em turismo e vamos colaborar levando a marca Ilha do Sol para o mundo inteiro por meio da promoção global da marca Hard Rock Hotel”, afirma.

Colaboração Assessoria de Imprensa

Comentários

%d blogueiros gostam disto: