Visitamos a Pastenina, eles fazem melhor!!
Sempre uso em minhas palestras, aulas e apresentações uma frase do nosso grande mestre da gastronomia brasileira Alex Atala que diz “o importante não é fazer algo inovador, diferente ou fantasioso, mas sim fazer o que todo mundo faz ser melhor ainda”. É nesta tocada que acaba de inaugurar em Curitiba uma pastelaria que faz exatamente isso, o que todo mundo faz, só que melhor. Daí você pode se perguntar, tá mas o que é ser melhor? Afinal de contas pastel é pastel e pronto, pega uma massa faz um recheio, coloca dentro da massa e frita.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Popularmente sim, esta definição está correta. Mas! Aqui o “mas” é maiúsculo mesmo para que você entenda o que estou tentando te falar. Fazer melhor em gastronomia é pensar em todos os detalhes, desde o preparo da melhor massa de pastel possível, passando pelo bom gosto do cenário que este produto será apresentado, os atores que irão “dar o texto”, usando aqui um jargão do teatro, e finalizando com a preocupação de sons e cheiros.
Vou começar a contar minha experiência no Pastenina, como eu falei uma pastelaria que acaba de inaugurar em Curitiba. Começa assim, logo que você chega no local já se depara com um visual de muito bom gosto, pensamento criativo das cores e refinamento no acabamento. Depois ao entrar na loja percebe que a boa primeira impressão que teve de fora se confirma completamente, cores vibrantes e agradáveis, iluminação criativa e assertiva, sorrisos por todos os lados, o que já me impressiona muito quando chego a um restaurante e o clima é de festa com pessoas felizes, clientes e colaboradores.
Você se sente convidado a entrar e pedir logo seu delicioso pastel, afinal de contas foi para isso que viemos não é mesmo? Você é direcionado quase que automaticamente ao caixa, cardápio enxuto, sem exageros de sabores, nem mais nem menos, fica aqui uma pergunta, por que cargas d’agua as pastelarias e pizzarias tem tantos sabores em seus menus, sendo que normalmente pedimos os mesmos sabores? Para mim é total perda de tempo e dinheiro, mas isso é papo para outros artigos. Voltando ao que interessa, o cardápio é enxuto, organizado e direto, sem lenga lenga, sabores clássicos e alguns especiais, mas a grande novidade são os Stickers, uma espécie de brusqueta com massa de pastel ou poderíamos chamar de mini pastéis abertos.
São bases de massa de pastel de tamanho comparável a uma fatia de pão cobertos com 4 deliciosos sabores, sério galera! Um sabor melhor que outro, são eles; 4 queijos, linguiça Blumenal, fricassê de frango e brócolis com bacon e queijo cremoso. Além das “brusquetinhas” pedimos também dois clássicos, um de carne especial, aquele mesmo com ovo cozido à perfeição e azeitona “sem” caroço que é para não quebrar a obturação e outro de creme de palmito, este realmente surpreendente em relação ao sabor e textura. Voltaremos para provar um sabor que me chamou muito a atenção, de camarão, mas não é um simples pastel de camarão, é de moqueca de camarão, deve ser dos deuses também. Além dos pasteis eles servem um café especial da própria casa e pasmem os senhores e senhoras que leem este artigo, servido em xícaras de porcelana lindíssimas, é a chiqueza chegando no mundo dos pastéis. Inclusive o serviço de louças da casa eleva a pastelaria a um nível que deixaria o Beiçola da grande família de queixo caído.
O menu é assinado pelos chefs Marcelo Apene, Thays Ferrão que também é sommelier e Solange Trevisan da Soma Consultoria. Estes três realmente elevaram o conceito de servir pastel, isso sim é o que eu chamo de fazer o que todo mundo faz, melhor. Receita do sucesso, um menu criativo e muito bem elaborado, com produtos frescos, com uma produção técnica impecável e uma boa administração, preocupação com marketing e merchandising.
Vida longa aos pasteis de feira, pois nunca conseguiríamos viver sem eles, além do que ir à feira por sí só já é uma grande experiência. Mas dizer que o Pastenina elevou o nível deste modelo de negócio não é conversa fiada. É bem possível que vocês os vejam em algum shopping da cidade muito em breve, então não perde tempo, levanta da cadeira, “dá um google”, acha o endereço e vai lá tirar umas selfies bem bacanas e postar nas suas redes e sentir o prazer de vivenciar a experiência de talvez estar em um lugar que poderá mudar a história do pastel.
Fiquem bem e lembrem-se que falar de comida é falar de amor !!!