
Milhões de brasileiros são adeptos a esse meio de pagamento, afinal é uma opção prática, segura e rápida. O melhor, é que o consumidor pode adquirir bens e serviços em estabelecimentos que aceitam o cartão de crédito, sem precisar ter dinheiro em espécie em mãos.
Apesar dessa facilidade, é preciso saber utilizá-lo corretamente. Ainda há muita dúvida de como usar para que essa solução tão querida do consumidor não se transforme no vilão do orçamento. Por isso, vamos falar sobre como funciona o cartão de crédito para não restar nenhuma dúvida. Confira a seguir!
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Entenda o que é e como funciona o cartão de crédito

É um dos meios de pagamentos que oferece praticidade e segurança em transações financeiras. Basicamente, funciona como um instrumento de crédito que permite ao usuário realizar compras no valor total ou em parcelas, e pagar por elas posteriormente em uma data pré-definida em contrato.
Quando um consumidor solicita um cartão de crédito, a instituição bancária irá realizar uma análise de crédito para definir se é viável ou não. São avaliadas documentação pessoal, renda, endereço, profissão, histórico financeiro, score de crédito, entre outros.
Dessa forma, a operadora do cartão pode aprovar ou não o pedido. Se optar por conceder, será definido também um limite de crédito. Esse será o valor máximo que poderá ser gasto com o cartão.
Uma grande vantagem desse serviço é ser aceito em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados, restaurantes, entre outros.
Para você entender mais, veja como funciona em cada aspecto a seguir:
Utilização
Para utilizá-lo, basta apresentá-lo ao vendedor ou inseri-lo na maquininha de cartão, em estabelecimentos que aceitam esse meio de pagamento. Após, é só informar o valor da compra e digitar a senha.
A transação é confirmada na hora e a compra é efetuada com o limite de crédito disponível.
Pagamento
O pagamento da fatura do cartão de crédito é realizado mensalmente. A fatura pode ser paga no Internet Banking de sua conta bancária, ou em agências financeiras físicas. Pode-se optar por pagar o valor total da fatura ou apenas o valor mínimo.
Caso o usuário opte por pagar apenas o valor mínimo, estará optando pelo serviço de crédito rotativo de cartão. Ou seja, o valor não pago na fatura anterior é adicionado à nova fatura, com juros e encargos financeiros.
Esse serviço pode ser bastante tentador, principalmente para pessoas que estão passando por dificuldades financeiras ou que não conseguem pagar o valor total da fatura naquele mês. Porém, isso pode virar uma armadilha! Isso porque os juros cobrados são muito elevados.
Por isso, tente evitar a adesão ao crédito rotativo e busque efetuar o pagamento do valor total da fatura, evitando assim juros e multas. Para você saber mais, acesse as regras do crédito rotativo do cartão e entenda como isso funciona na prática!
Atenção, se acontecer de você atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito, saiba que serão cobradas taxas de juros e encargos, que podem variar conforme o contrato com a operadora do cartão. Além disso, pode-se sofrer outras penalidades, como o bloqueio do limite do cartão e ter o nome negativado.
Taxas e tarifas
Você também precisa saber sobre as taxas e encargos que podem ser cobrados nessa linha de crédito. O cartão de crédito pode conter taxas sobre a anuidade, crédito rotativo, saque, ao solicitar segunda via do cartão, ao pedir uma avaliação emergencial de crédito, e até mesmo ao realizar pagamento via boleto.
Limite de compras
Geralmente, os cartões de crédito possuem limite pré-determinado. Ou seja, você poderá gastar apenas até a quantia liberada no seu cartão de crédito.
Isso também se aplica para as compras parceladas! O valor da parcela precisa estar dentro do limite total disponível, sendo que o valor total é comprometido. Isso acontece até que sejam pagas as faturas referentes a essas compras. Após o pagamento, o limite é liberado novamente.
Extras
Outra vantagem do cartão de crédito são os programas de recompensa. Nesses sistemas, você pode acumular pontos a cada compra realizada, e depois trocar por produtos ou serviços específicos e também por milhas aéreas.
Solicitação
Gostou da ideia? Se pretende solicitar um cartão de crédito para você, é necessário encontrar operadoras de crédito, estabelecimentos que ofereçam o serviço, ou instituições bancárias que tenham o serviço para pedir um.
Analise bem antes de fechar o contrato todas as questões acima para escolher um cartão adequado às suas necessidades. Lembrando que ao pedir um cartão, você está sujeito à análise de crédito que vai avaliar se possui um perfil e um bom histórico financeiro.
Entendeu tudo sobre como funciona o cartão de crédito? Pode ser uma ferramenta útil para as finanças, desde que seja usado com sabedoria e responsabilidade. Mantenha o controle dos gastos, evite dívidas desnecessárias e aproveite os benefícios do cartão de crédito de forma consciente.
Gostou do artigo? Compartilhe esse post com seus amigos para que eles também aprendam mais sobre o assunto!